Agua no Radiador : dicas para o motor não ferver !
Um dos itens mais importantes em um veículo é o seu radiador, pois ele faz o motor não aquecer e isso garante o seu pleno funcionamento. Porém, com as viagens de fim de ano chegando, é importante conhecer formas de evitar isso.
Uma das maiores causas que faz um veículo parar de rodar na estrada é o arrefecimento do motor. Isso traz diversos problemas, como o risco de acidentes e o risco do veículo perder seu motor.
Assim, se você planeja viajar com seu carro, é importante deixar o radiador funcionando de maneira perfeita.
São dicas simples, mas que podem evitar um prejuízo enorme. Então, se quer rodar com segurança e sem se preocupar com a água no radiador, é só continuar lendo nosso texto!
Por que é importante não deixar o motor do carro aquecer?
Para que um automóvel rode, ele precisa ter todos os componentes em ordem, para que tudo saia de acordo. Sabemos que os veículos atuais funcionam devido à combustão dos combustíveis. Entretanto, essa combustão, que serve para que as rodas trabalhem, gera muito calor.
E esse calor, quando passa do limite, deve ser esfriado e é aí que entra o radiador. Ele possui um sistema bem complexo, que a partir do uso da água, consegue esfriar todo o sistema do motor.
Porém, não é apenas a falta de água que pode prejudicar esse arrefecimento. Além do radiador, temos a bomba d’água, a ventoinha e algumas válvulas e muitos outros componentes. Para o veículo rodar da maneira correta, todos esses itens precisam estar em perfeito estado.
Mas outros cuidados podem ser tomados, para evitar danos maiores.
Manter a água no radiador no nível correto
Pode parecer óbvio, mas esse é um dos itens mais esquecidos quando o assunto é esfriar o motor. Existe um reservatório, no motor, chamado de vaso de expansão. Esse componente possui uma marcação, onde é possível ver onde é o mínimo e o máximo de água.
Para facilitar ainda mais o processo, o recipiente é transparente, sendo mais fácil checar o nível da água no radiador. Nesse sentido, o automóvel precisa que o líquido esteja entre as duas marcações mencionadas acima.
A falta de água no radiador pode causar problemas, porém seu excesso também pode. Entretanto, caso o nível da água esteja ficando baixo com frequência, leve o veículo em um mecânico, pois pode ser um vazamento.
Use o líquido certo
Um dos grandes problemas que prejudicam e muito o motor, é usar água de torneira. Muitos motoristas fazem isso, sem saber do potencial destrutivo que o método possui. A água comum, possui diversos sais minerais, que após usados de maneira contínua trazem alguns problemas.
Um deles é que esse material se deposita no recipiente do radiador e se espalha para outras áreas do sistema. Com isso, a circulação de água fica comprometida e o carro começa a apresentar diversos problemas.
Só coloque água de torneira em casos de emergência e leve o veículo para a oficina, o mais rápido possível.
O melhor material que existe no mercado é um líquido, que conta com 50% de água destilada e 50% de um aditivo, chamado de etilenoglicol. Esse componente serve para diversas coisas, sendo a limpeza do sistema um dos principais.
Com isso, evita-se a oxidação e possíveis focos de sujeira. Além disso, aumenta o ponto de ebulição da água e evita que está ferva. Pois, em alguns casos, devido a alta elevação da temperatura, a água pode ferver.
Esse líquido serve até mesmo para carros usados, pois devido ao seu poder de limpeza, sujeiras antigas também podem ser removidas.
Importância da válvula termostática
Apesar do nível da água ser um fator importante, ele não é o único que pode prejudicar o sistema de resfriamento. Em alguns casos, o problema pode ser causado pela válvula termostática, que ao travar passa a impedir que a água circule.
Entretanto, devido a falta de qualificação profissional de alguns mecânicos, a sugestão oferecida é retirar a válvula. A alegação é que o Brasil é um país quente, e o motor vai funcionar de forma mais eficiente se estiver frio.
Se ouvir isso, procure uma outra oficina mecânica, pois a válvula termostática é muito importante para o carro. Ela garante que o motor irá atingir a temperatura ideal (90ºC) para funcionar. Caso a temperatura não chegue a esse número, o veículo irá emitir mais poluentes.
Assim sendo, a melhor maneira de solucionar o problema é substituir a válvula termostática. Em nenhum caso descarte essa peça sem colocar outra no lugar, pois essa economia pode aumentar ainda mais o problema.
Limpeza dos componentes
Muitos não sabem, mas uma das formas de evitar problemas no veículo é deixá-lo limpo. O motor, entretanto, não pode ser limpo da maneira convencional. Assim sendo, leve-o em empresas especializadas no assunto, que vão garantir uma limpeza correta.
No caso do sistema de resfriamento passe por uma limpeza a cada 2 anos. Essa limpeza deve ser completa, retirando todo o líquido já usado e colocando a mistura que já mencionamos acima. Essa mistura vai evitar que o motor acumule novos sais minerais ou oxide.
Não deixe de fazer isso, pois se deseja oferecer uma vida longa para o motor, essa é uma das principais tarefas a serem feitas.
Correia e bomba d’água
Um veículo possui diversos componentes, que ao se juntarem fazem o motor funcionar. No sistema de resfriamento não é diferente, visto que além dos itens que mencionamos acima, temos ainda a correia e a bomba d’água.
Para que a bomba de água seja acionada, é preciso que a correia auxiliar ou Poly-v a acione. Porém, ela pode apresentar problemas e isso pode prejudicar o resfriamento do carro. Isso, na maioria dos casos ocorre por conta do prazo de troca ter sido perdido.
Assim sendo, troque a correia poly-v no prazo e mantenha o veículo em dia. Entretanto, um problema menos comum é a correia arrebentar, o que impede a circulação do líquido que refrigera o veículo.
O melhor a se fazer é parar o carro, para evitar que este superaqueça. Essa é a principal coisa a se fazer para evitar ainda mais danos para o automóvel.
E se o sistema de refrigeração não funcionar e o motor ferver?
Em alguns casos, o veículo pode superaquecer e a água/líquido usada para esfriar o motor pode ferver. O motorista só percebe a situação quando uma fumaça começa a escapar pelo capô.
Na maioria dos casos, isso ocorre por falta de verificação dos níveis da água, que ao chegar em níveis muito baixos não consegue esfriar o motor. Além disso, caso o ventilador não se acione quando preciso ou a válvula termostática não esteja funcionando o problema pode aparecer.
Por fim, o próprio motorista deve ficar atento nos marcadores de temperatura presentes no painel do veículo. Se o ponteiro começar a subir ou se alguma luz de alerta se acender, pode ser sinal de aquecimento do motor.
Caso isso tenha acontecido, é importante realizar algumas coisas. A primeira coisa a se evitar é abrir o reservatório do radiador, que estará quente e pode causar acidentes.
Espere cerca de 20 minutos e só assim abra o recipiente, com isso você evita receber água quente em seus braços. Além disso, é importante evitar colocar líquido frio no sistema. Por se tratar de um aquecimento, muitos motoristas acreditam que precisam esfriá-lo para resolver a situação.
Mas, realizar esse choque térmico prejudica e muito o veículo, causando danos em diversos componentes do motor. A melhor coisa a se fazer é esperar, com calma, o motor esfriar e assim colocar mais líquido e com isso não danificar ainda mais o carro.
E lembre-se de fazer revisões periódicas para conferir se mais algum componente apresenta defeito. Afinal, para fazer uma viagem segura e tranquila, é importante ter em mãos um veículo em pleno funcionamento.