Airbag com defeito: Sua vida pode estar em risco

Airbag com defeito da Takata  

Um dos principais itens de segurança nos automóveis utilizado para salvar milhares de vidas todos os anos são os airbags.  

Mas infelizmente, milhares de condutores no Brasil e no mundo estão correndo sérios riscos de vida e de ferimentos graves por causa de alguns airbags fabricados com defeitos pela empresa japonesa Takata, e que foram instalados em veículos fabricados entre 2001 e 2017. 

Este triste fato envolvendo estes airbags fez com que diversas montadoras no Brasil e no mundo prestassem o Recall para corrigir o problema. 

airbag com defeito

Ao todo, são quinze montadoras de veículos que utilizaram estes airbags, totalizando 100 milhões de airbags instalados. Este é considerado o maior recall e maior escândalo da história da indústria automobilística no mundo.  

Entenda os airbags 

Os Airbags são componentes como bolsas de ar, que durante o choque do veículo, se infla e protege os ocupantes. Com isso, os usuários não são lançados, de forma violenta, contra as partes sólidas do veículo.  

Devido a sua relevância para a segurança dos condutores, este componente, junto com os freios ABS são obrigatórios de fábrica desde 2014. 

Airbags mortais 

Os números são preocupantes com mais de 20 mortes e centenas de feridos ao redor do mundo. 

No Brasil, o airbag com defeito da Takata  fez 3 vítimas fatais, tendo sido a última no mês de setembro de 2022. E dentro deste cenário são números que devem aumentar ao longo do tempo. 

airbag com defeito

Infelizmente muitos destes proprietários por desconhecimento ou mesmo displicência ainda não levaram seus carros para corrigir o problema e milhões de pessoas ainda estão sob o risco. 

Calcula-se que no Brasil ainda não realizaram este recall em torno de 1,5 milhão de veículos.  

Entendendo o Problema do Airbag com defeito 

Isso ocorreu pois a empresa Takata utilizou o como gás para inflar as bolsas de airbag o nitrato de amônia. Só que este gás sob certas condições de temperatura e umidade acaba provocando uma explosão muito maior do que o esperado.  

E o resultado é desastroso, pois além de inflar as bolsas de airbag ele acaba detonado junto o tubo deflagrador, lançando estilhaços de aço contra o motorista e seus ocupantes a uma velocidade de até 300 Km/h. 

airbag com defeito

Devido a esse problema, a empresa Takata foi à falência. Esse, sem sombra de dúvidas, foi o maior escândalo veicular da história. 

Estima-se que no Brasil, cerca de 4 milhões de carros foram convocados pelas montadoras para a troca do airbag com defeito, mas como dissemos ainda faltam em torno de 1,5 milhão de veículos para substituição dos airbags.

Processo de recall no Brasil 

Recall é um termo em inglês e nada mais é que chamar de novo para resolver um problema relativo, na maioria dos casos, à segurança do carro.  

O procedimento é totalmente gratuito, ou seja, tudo é custeado pelo fabricante. 

Uma ótima maneira de evitar problemas com defeitos em veículos é, ao ser convocado, levar o carro o quanto antes para a concessionária autorizada.

Para saber se seu veículo está sob alguma campanha de recall, é só fazer uma pesquisa pelo modelo e ano do seu veículo no Google.  

recall takata

Caso encontre algum chamamento para recall, leve-o para correção o mais rápido possível.  

O Recall do seu automóvel não é apenas um gesto de responsabilidade, mas de amor. Pense na sua família e nos riscos de não efetuar o procedimento. 

Marcas que precisaram realizar o recall de seus veículos 

No Brasil, o número de chamamentos foi grande e diversas montadoras precisaram convocar veículos para a troca da bolsa inflável.   

Desde 2019, 15 montadoras de veículos tiveram que convocar seus clientes para trocar os itens de segurança defeituosos.  

Três montadoras japonesas foram as que mais sofreram o impacto de acordo com números oficiais, sendo elas a Toyota, Honda e Nissan.  

Para realizar o procedimento, a Toyota precisou realizar 12 campanhas de convocação, que serviram para  atender 1,76 milhões de carros defeituosos. Logo atrás veio a japonesa Honda, com 1,44 milhões de unidades afetadas e a Nissan ficou em terceiro lugar com 330 mil unidades comprometidas. 

Duas das vítimas fatais dos acidentes causados pelo airbag com defeito, estavam em um veículo Honda, e uma delas em um Chevrolet Celta. 

 Além dessas marcas, outras montadoras também tiveram campanhas para os recalls de alguns modelos.

São elas:   

Fiat-Chrysler 

Mitsubishi 

Mercedes-Benz 

BMW 

Ferrari 

Audi 

Subaru 

Ford 

Volkswagen 

Renault 

Chevrolet 

Terceira vítima do airbag com defeito 

A terceira e última vítima fatal até o momento, perdeu sua vida no dia 12 de setembro de 2022. Segundo informações sigilosas, liberados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Belo Horizonte, foram encontrados pedaços do airbag no pulmão do policial Civil Alexandrino Guilherme Ferreira Júnior. 

A vítima pilotava um Honda Civic ano 2008 quando se chocou com outro carro em Belo Horizonte. No momento em que o policial foi retirado do veículo, ele tinha diversos ferimentos no peito. 

airbag com defeito
airbag com defeito

Algumas testemunhas relataram que durante a batida, um barulho parecido com um tiro foi ouvido. Porém, a perícia já descartou a hipótese de disparo acidental com arma de fogo. 

Então , como dissemos a melhor maneira de evitar acidentes é levar os automóveis convocados para o recall. Além do procedimento ser gratuito, ele ainda pode salvar a vida do motorista. 

Se você esta comprando ou comprou um carro usado não esqueça de pesquisar se seu veículo já atendeu ao recall ou ainda esta pendente de recall.  

Fizemos uma lista das principais montadoras do país com o link direto para a página de recall de cada montadora, para que você possa fazer a verificação da necessidade ou não do recall em seu veículo.  

Clique aqui no Link e abra esta matéria. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.