Carros No Brasil: Cerca de 30% São Somente Impostos
Você acha que o brasileiro paga caro por seus automóveis? Saiba que não é por acaso. O país é um dos que mais tributam automóveis e um dos que possuem os mais altos valores entre todos os outros do mundo. Em média, 30% do que o brasileiro paga ao comprar um carro são impostos.
O conhecido “lucro Brasil”, o excessivo lucro das empresas deste segmento no país, pode na verdade ser o também conhecido “custo Brasil”, em que a matéria-prima cara só é ultrapassada pelos altos impostos e taxas, repassadas ao consumidor. Saiba mais sobre o real valor do automóvel no país!
Por que pagamos muito por carros no Brasil?
Há muitos fatores que elevam o preço dos carros no Brasil. O primeiro deles é a margem de lucro que as montadoras supõem, que em geral é muito alta se comparada a de outros países. Para as empresas automobilísticas, não basta vender mais, como vender com mais lucro. E nem a competição faz com que a margem seja menor. Se no Brasil a margem de lucro média é de 10%, nos Estados Unidos é apenas de 3%.
Outro grande fator que encarece o automóvel no Brasil são os impostos em efeito cascata, ou seja, imposto sobre imposto, taxas estaduais, municipais e federais, que afeta desde a produção quanto a entrega ao consumidor. O valor do veículo na loja pode ser de 30% a 80% a mais devido aos impostos. A média global de impostos sobre veículo é de apenas 16%. Nos Estados Unidos, para se ter uma ideia, é de 3% a 9%. Isso se deve à falta de políticas menos protecionistas e mais assertivas no país.
Há outros fatores que também influenciam o preço, como o poder aquisitivo da população (valor do salário), as políticas internas e externas de desenvolvimento, as crises políticas e econômicas, etc.
Outro fator que deixa o preço dos carros no Brasil nas alturas é o custo de produção. O Brasil tem as tarifas de consumo de energia para a indústria é a quarta mais cara de 27 países estudados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o megawatt-hora (MWh) é de 125 reais e aqui no Brasil chega a 329 reais. Há ainda os encargos trabalhistas, matéria-prima cara, falta de políticas públicas que favoreçam o crescimento e a oferta de emprego e muito mais.
Comparativo e preços reais de carros no Brasil e em outros países
Se compararmos alguns modelos de automóveis que também são vendidos em outros países, o preço final não mente: pagamos muito mais do que precisaríamos de fato por um veículo no Brasil. Veja alguns exemplos:
Chevrolet Cruze 1.8 automático
- Preço no Brasil: R$ 86.900
- Preço no México: R$ 40.926
- Preço nos EUA: R$ 44.435
- Preço na Argentina: R$ 79.053
Volkswagen Gol 1.6 Trendline / CL 1.6
- Preço no Brasil: R$ 38.820
- Preço no México: R$ 27.271
- Preço na Argentina: R$ 27.881
Chevrolet Montana 1.4 / Tornado 1.8
- Preço no Brasil: R$: 36.800
- Preço no México: R$ 35.089
- Preço na Argentina: R$ 36.077
Ford Fiesta SE 1.6 automático
- Preço no Brasil: R$ 53.900
- Preço nos EUA: R$ 37.786
- Preço no México: R$ 40.050
- Preço na Argentina: R$ 55.720
Honda Civic EX/LXS
- Preço no Brasil: R$ 65.900
- Preço nos EUA: R$ 51.320
- Preço no México: R$ 53.200
- Preço na Argentina: R$ 66.800
Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !
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Imagens: Pinterest.