CNH digital: saiba como ter acesso

CNH digital: saiba como ter acesso

A CNH digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que tem o mesmo valor jurídico da carteira impressa e a sua escolha é opcional por parte do motorista.

Ela contém todas as informações da habilitação em papel, e esse documento pode ser obtido através do aplicativo CDT, sigla para Carteira Digital de Trânsito da SERPRO, que é uma empresa de tecnologia da informação do governo federal e todos podem acessá-lo.

A validade da CNH digital é igual a carteira de habilitação impressa e que pode ser mostrada pelo celular caso a polícia rodoviária a solicite em qualquer blitz realizada nas ruas ou rodovias, em todo território nacional.

Para aqueles que precisam realizar a renovação CNH cassada, não há como obter a CNH digital antes da regulamentação da que está com problema, pois ao acessar o aplicativo ele vai mostrar essa pendência, pedindo para o motorista atualizá-la.

A CNH deve estar registrada no Estado de sua emissão e a versão em papel deve ter o QR Code (um código de barras localizado internamente, no documento) e foi a partir de maio de 2017 que essa versão foi aprovada e hoje é item de segurança.

Cnh Digital

Caso a CNH não possua o QR Code, o motorista deve solicitar uma 2ª via, porque esse QR Code é que identifica a carteira de cada motorista, salvo no caso da transferência de veículo de outra cidade, por exemplo.

Quando existe a necessidade de transferir um veículo de cidade para outra, estando ela em um Estado diferente da carteira de habilitação anterior, alguns trâmites devem ser seguidos, para que o motorista não seja pego de surpresa.

Esses trâmites legais podem ser obtidos no órgão federal competente pela emissão do documento ou por meio de um auto escola próximo a mim.

A CNH digital não é o documento que identifica o veículo, pois esse é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, expedido pelo DENATRAN. Ele é a autorização que permite identificar a legalidade do veículo.

Quais as informações contidas na CNH digital?

Este documento imprescindível para todos que conduzem veículos, que é válido em todo território nacional, possui as seguintes informações:

  • Nome do motorista;
  • Documento de Identidade (RG);
  • Data de nascimento;
  • Número do CPF;
  • Filiação do motorista;
  • Categoria da habilitação;
  • Data de validade;
  • Data da primeira habilitação;
  • Número de Registro da CNH;
  • Assinatura do portador;
  • Data de emissão;
  • Assinatura do emissor.

Pelo fato de a CNH conter todos esses dados, ela pode servir como documento completo e ser apresentada na empresa de confecção de carimbos para preenchimento de cadastro.

Quem solicita a CNH é o próprio motorista e ela é isenta de pagamento de taxa para a sua emissão e, quanto ao aplicativo, basta ter um celular adequado para que ele seja baixado, facilitando no momento da sua apresentação.

Muitas pessoas ainda preferem a versão impressa, principalmente as mais tradicionais, porque mesmo diante de uma tecnologia tão avançada, algumas delas ainda sentem-se inseguranças com relação aos processos de downloads.

Mesmo porque, para que esses downloads funcionem corretamente, é necessário uma internet com boa velocidade. Senão, problemas de conexão podem ocorrer, como acontece com os sites de venda de mochila promocional.

Benefícios em ter uma CNH digital

Existem diversas vantagens em utilizar a CNH digital, mas algumas das maiores são as seguintes:

  • Ela reúne a documentação do motorista e do carro;
  • É uma maneira segura de ter os documentos à mão;
  • Ela tem a mesma validade do documento impresso;
  • Ela fornece acesso ao histórico do motorista;
  • Ela comprova o licenciamento do veículo, o CRLV;
  • Pode ser acessada pelo policial, mesmo sem uma rede local.

Depois que a pessoa passar pela primeira aula de habilitação, ela deve dar continuidade no curso para, depois da aprovação em tudo o que for necessário, solicitar a sua CNH digital por meio do aplicativo.

Como dito anteriormente, a categoria da carteira de habilitação sempre deve constar no documento, porque é proibido dirigir um veículo cuja categoria não esteja de acordo com o automóvel conduzido.

Isso pode gerar multas para o motorista e a troca de categoria CNH deve ser feita imediatamente, até que ela esteja regularizada e dê permissão ao condutor de trafegar livremente.

Facilidades da CNH digital no dia a dia

A CNH digital é cada vez mais utilizada em todo o país e é por meio dela que o condutor pode comprovar a sua validação para circular em todo o território nacional, sem a necessidade de sair com o documento impresso.

Ela permite algumas facilidades no dia a dia, tanto para os motoristas que trabalham em uma gnv oficina, como: a CNH digital não pode ser recolhida pelo agente de trânsito, por estar arquivada no celular e, no caso de multas, ela apenas vai registrar uma notificação.

Dessa forma, o motorista terá tempo até receber a notificação oficial. Além de que o agente de trânsito não pode lavrar a multa para o motorista na hora, diante de uma irregularidade e isso permite que o trânsito flua melhor, evitando congestionamentos.

Em contrapartida, se a bateria do celular do motorista acabar na hora de uma blitz, ele será multado, mesmo porque não há como o agente de trânsito comprovar se o condutor usou de má fé para omitir alguma informação.

Como baixar e cadastrar a CNH digital?

Primeiro, é preciso que o motorista faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível de forma gratuita, para o cadastro biométrico com a câmera do dispositivo móvel.

O aplicativo identifica o rosto do usuário da CNH digital e, para garantir que ele seja reconhecido, o aplicativo solicita uma “prova de vida”.

O teste consiste somente em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente, e esse processo identifica o usuário. E, para cadastrar a CNH, os passos são os seguintes:

  • Ative a CNH clicando em “ativar”, diretamente no aplicativo;
  • Faça login;
  • Clique em “adicionar documento” e opte pela CNH Digital;
  • Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;
  • Use o celular para ler o QR Code;
  • Faça a “prova de vida”;
  • Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

O aplicativo vai solicitar, ainda, para o usuário criar uma senha que contenha quatro dígitos. Ela é uma chave de acesso que deverá ser teclada toda vez que a carteira digital for utilizada. 

Com esses passos realizados, a CNH digital estará disponível para ser usada no celular a qualquer momento que for necessário.

A CNH digital pode ser acessada através do aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Porém, estando o celular descarregado, ela gera multa e a perda de três pontos na carteira.

A plataforma possibilita que notificações de recall sejam detalhadas, referente ao defeito do veículo do usuário e o risco que ele corre, quando não são realizados os reparos.

Há também orientações para o atendimento das falhas do veículo, que podem causar acidentes, e também indicações do canal de atendimento da empresa responsável pelo recall.

O aplicativo ainda envia um comunicado avisando trinta dias antes do vencimento da carteira, evitando que o condutor perca a sua licença de trânsito.

Atualmente, já é possível consultar pelo aplicativo as multas recebidas e uma função permite o pagamento delas por meio da CNH digital.

O Ministério da Infraestrutura também lançou a oportunidade de indicação do principal motorista do veículo pelo aplicativo. Para indicar o condutor, basta que o proprietário do carro sida as seguintes orientações:

  • Acessar a parte de “meus veículos”;
  • Clicar no ícone com as informações do carro;
  • Selecione a opção “principal condutor”;
  • Registrar o nome do “principal condutor”.

Para a finalização do registro, é necessário que o condutor principal também tenha baixado o aplicativo. Quando for indicado por outra pessoa, o motorista precisa concordar com esse procedimento.

Terminado o processo, o órgão responsável receberá de forma automática a notificação e o principal condutor registrado passa a assumir a responsabilidade, que hoje caberia ao proprietário, pelas multas de trânsito cometidas.

Considerações finais

A CNH digital veio para revolucionar a apresentação da carteira de habilitação, que não precisa mais ser em papel impresso.

Ela, agora, pode ser arquivada em um celular, bastando que o aplicativo seja baixado e os passos acima sejam seguidos com atenção.

Muitos ainda preferem a CNH tradicional, porém esse sistema tem sido cada vez mais utilizado entre os condutores. As pessoas detentoras da Carteira Digital de Trânsito ainda podem comercializar veículos.

Porém, em formato digital ou em papel, ela sempre deve estar à mão dos motoristas, para que os agentes de trânsito não apliquem multas ou tenham mais facilidade de identificação no momento de uma blitz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.