Como destravar o Freio Elétrico do carro em Emergências

Como destravar o Freio Elétrico do carro em Emergências

O freio elétrico, usado para estacionar os veículos, foi criado por medidas de segurança, tanto em subidas como em descidas e funciona por meio da aplicação da força correta nas pinças, para que o carro permaneça imóvel.

Seus dois projetos são os que não atuam com o veículo em movimento e os que atuam com o veículo em movimento e, durante as frenagens um sensor precisa enviar sinais elétricos para um módulo eletrônico, convertendo o propulsor em um gerador.

Esse gerador aproveita o movimento das rodas do veículo (a energia cinética) para gerar a energia necessária para as baterias ficarem carregadas, antes que elas acabem e a pessoa não consiga chegar na oficina mecânica mais perto.

Como destravar o Freio Elétrico do carro em Emergências

O freio de estacionamento elétrico vem se tornando cada vez mais popular no mercado automotivo, porque é mais prático que o tradicional (aquela alavanca que fica ao lado do banco do motorista), e também libera esse espaço no console central.

Portanto, se por acaso o freio do carro ficar travado ou o carro ficar sem bateria, é mandatório saber o que deve ser feito para empurrá-lo para que ele se desloque.

Até mesmo o motorista de uma transportadora carga pesada, proprietário de um carro com esse tipo de freio, precisa saber como deve proceder.

Em primeiro lugar, manter a calma é muito importante, além disso, é preciso manter as orientações abaixo para quando esse momento acontecer.

Como desbloquear o freio elétrico?

Se o carro ficar sem bateria e o freio elétrico travar, o carro com certeza não vai ficar solto, porque ele necessita de corrente elétrica para a sua ativação ou desativação e o sistema foi projetado para manter o equipamento travado, em caso de defeito.

As pinças dos freios possuem pequenos motores que não precisam de corrente elétrica, quando precisam bloquear as rodas do veículo com vidro blindado automotivo.

Porém, surge a dúvida, se a bateria estiver descarregada o freio de mão elétrico estiver ativo, como se destrava o carro se for preciso empurrá-lo para tentar rebocá-lo para algum lugar.

O freio para estacionar ou de emergência sempre foi operado por cabos para que o fluído do sistema hidráulico principal não solte.

Entretanto, caso ocorra a perda deste fluido, o carro pode ser parado com segurança até o usuário chegar à loja de cobertura de vidro para corredor e realizar sua compra com tranquilidade.

Para destravar o freio elétrico, o motorista precisa das seguintes orientações:

  • Consultar o Manual do Proprietário;
  • Usar a tradicional alavanca (ou botão), que pode estar escondido;
  • Verificar se a alavanca está sob uma cobertura plástica;
  • Remover a coifa do câmbio, para o desbloqueio.

A localização da alavanca ou do botão varia em cada modelo de carro, mas pode se tratar de um parafuso no assoalho até estar escondida sob o estepe no porta-malas, muito usado para guardar panfletos de serviços terceirizados de portaria.

Quando o carro fica sem bateria, muitas vezes ele fica travado com o câmbio na posição parking, impedindo o movimento das rodas.

Muitos modelos de carros têm alavancas de câmbio eletrônicas, que não possuem conexão direta com a transmissão, e nestes casos o desbloqueio é mais complicado.

Quando for assim, o motorista que está fazendo reciclagem no curso que fornece aula para habilitado precisa acionar um mecanismo no motor do carro ou usar uma chave de boca especial, diretamente em cima da caixa de câmbio.

Há, ainda, outra alternativa para solucionar o problema do freio elétrico bloqueado que é tentar fazer a recarga da bateria emergencialmente, através de algum outro motorista que esteja passando na rua nesse momento, pedindo-lhe ajuda.

Para carros com motor a combustão, o processo é mais simples, porém é necessário ser muito cuidadoso.

O procedimento para recarregar a bateria é conhecido como “chupeta da bateria”, mas para isso ser feito é necessário cabos especiais para realizar a conexão do carro com um outro veículo, desde que a bateria esteja em condições para tal.

No momento da “chupeta”, certifique-se que não tenha ninguém dentro do veículo para a conexão dos cabos, pois em caso de uma pane elétrica, os airbags (tipo colchões protetores), podem ser acionados

Antes de iniciar a ligação elétrica entre os dois carros, certifique-se também de que o carro que vai receber a carga esteja com a chave de partida na posição desligada e o carro com a bateria descarregada não esteja encostado no automóvel auxiliador.

O passo seguinte é ligar os pólos positivos das duas baterias e ligar, também, o polo negativo da bateria que vai ceder a carga ao ponto de aterramento do veículo que vai recebê-la, na estrutura do motor.

Depois que isso for feito, é preciso ligar o motor do carro com bateria e deixá-lo em marcha lenta, dando a partida em seguida, no carro que vai receber a carga.

A recomendação é deixar os cabos ligados por dois ou três minutos, até que o motor do carro com a bateria descarregada passe a funcionar de maneira uniforme, e com a bateria descarregada funcionando, a conexão dos dois cabos pode ser desfeita.

Agora, no veículo que está obtendo a carga, o motorista deve ligar equipamentos como o desembaçador traseiro e o ventilador, com o intuito de reduzir picos de tensão no momento em que os dois cabos são desconectados.

Finalmente, deve-se retirar o cabo negativo, deixando o cabo positivo para ser removido depois, atentando para não encostar os terminais negativos nos terminais positivos.

Aí, o motorista pode ficar tranquilo para que, quando tudo estiver funcionando, ir ao órgão responsável para regularizar o laudo de vistoria de identificação veicular

Dicas para usar a bateria

Normalmente, a vida média das baterias automotivas é de 2 a 5 anos e o clima é um dos fatores que afeta a sua durabilidade porque quando um motor está em funcionamento, ele produz altos níveis de calor.

Em um dia muito quente, se o motorista jogar água dentro do capô pode provocar um dano sério na bateria, mas é conveniente deixar o veículo protegido sob um sombreador para carros.

Portanto, se não forem tomados os devidos cuidados, as chances da bateria descarregar são muito grandes.

Independentemente do clima, é possível prolongar a durabilidade de uma bateria automotiva. Seguem algumas dicas para usá-la de modo apropriado:

Limitar as saídas muito rápidas

Passeios ou saídas muito rápidas, sequencialmente, podem impedir que a bateria fique totalmente carregada.

Recomenda-se dirigir o veículo com frequência e por períodos mais longos, mas se não for o caso, deve-se considerar a compra de um carregador de bateria portátil, pois ele permite que a bateria seja ligada, sem auxílio da “chupeta”.

Conferir se a bateria está bem presa

Se uma bateria não estiver bem encaixada, ela acaba vibrando, causando curto circuitos.

É necessário sempre verificar o terminal da bateria, porque o encaixe correto garante que ela fique bem presa na posição correta, conforme as instruções no manual de montagem do carro.

A instalação de uma bateria deve ser feita por um especialista na área de componentes automotivos.

Desligar todas as luzes ao sair

Nunca deve-se deixar os faróis dianteiros e as luzes da porta do veículos ligados. Isso é prejudicial para a bateria.

Tomar cuidado com a corrosão

Normalmente, os terminais de bateria tendem a oxidar com o passar do tempo, e mantê-los sem o acúmulo de detritos é uma forma de prolongar a vida útil da bateria.

O procedimento para limpar os resíduos é esfregar os terminais com uma escova de dentes embebida em bicarbonato de sódio com água.

Em seguida, é preciso usar um borrifador com água fria ou água desmineralizada, enxaguar e secá-la com um pano limpo.

Proteger os componentes

Falando em terminais, uma dica adicional é deixar os terminais protegidos com capinhas plásticas.

Isso evita danos elétricos que queimam o aparelho apenas com o contato com algum tipo de objeto metálico.

Não usar a parte elétrica com o veículo desligado

É muito importante desligar o rádio ou o ar condicionado quando o motor não estiver em funcionamento, para reduzir o desgaste da bateria.

Dar a partida com os faróis, rádio, luzes internas e ar condicionado ligados pode sobrecarregar o uso da bateria.

Isso acaba acontecendo porque a bateria é o componente que mais trabalha durante a partida, e com esses equipamentos ligados ao mesmo tempo, ela precisará, na verdade, fazer de tudo ao mesmo tempo, forçando seu limite.

Testar a bateria com frequência

Para evitar incidentes inesperados, o ideal é saber qual a condição da bateria, testando-a com frequência, mesmo que o carro não seja utilizado. Portanto, ligue o carro de vez em quando, mesmo que ele esteja parado.

Ligar o carro por alguns minutos

Essa conduta pode ajudar a conservar a bateria, bastando dar a partida e deixar o carro ligado por uns 5 minutos e depois desligar. É recomendável fazer isso pelo menos uma vez por semana.

Como aumentar a autonomia do carro?

Alguns procedimentos são muito importantes para aumentar o desempenho de um veículo, tais como  prestar atenção ao trocar a marcha, manter a marcha, sem reduzi-la o tempo todo.

Além disso, pode-se carregar menos peso quanto possível, calibrar sempre os pneus, e deixar o tanque de combustível, ao menos, pela metade.

Considerações finais

Portanto, o freio elétrico para estacionamento é muito utilizado nos últimos tempos. Alguns modelos de carro são mais complicados para que o freio seja destravado.

Contudo, o mercado automotivo tem apostado muito na venda de veículos que adotam esse tipo de freio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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