fbpx
Automóveis Comparativos Veículos

Como funcionam os Carros Híbridos? Saiba mais!

Novidade no mercado brasileiro, e na maioria dos outros países, os carros híbridos são a tecnologia do futuro, pois são menos poluentes, mais econômicos e serão um grande diferencial no mercado. Saiba mais como funcionam os carros híbridos e veja alguns de seus benefícios.

Como funcionam os carros híbridos?

Os carros híbridos são aqueles que utilizam mais de um tipo de combustível e em sua maioria, pelo menos atualmente, são os que funcionam à gasolina e eletricidade. A PSA Peugeot Citroën, por exemplo, possui dois modelos híbridos diesel-elétrico em produção. Desta forma, muitas novidades estão por vir em termos de carros híbridos, já que é uma tendência no mercado as marcas oferecerem este diferencial.

Um carro híbrido tem todos os componentes de um carro elétrico completo, como motor, que fornece a potência para as rodas, e baterias, que fornecem a eletricidade ao motor. Assim, para o seu funcionamento, há um motor com um combustível, como a gasolina, que está separado dos elementos elétricos. Há um motor elétrico pequeno, de por exemplo 10 ou 20 HP, e alimenta um gerador. Os seus funcionamentos variam conforme a velocidade, para a melhor eficiência.

Mas há outros sistemas híbridos sendo desenvolvidos, como os modelos híbrido-paralelo, quando o motor elétrico ajuda no funcionamento do motor movido à gasolina, com uma economia de até 20% no consumo total. Há ainda os modelos conhecidos como híbrido-série, quando o motor elétrico é o principal e o motor à gasolina fica desligado na maioria do tempo, o que também se traduz num consumo reduzido em 20% ou mais. Existem também os modelos híbridos mistos, que integra o híbrido-série com o híbrido-paralelo, maximizando os benefícios de ambos. Veja como esta tecnologia é bastante recente. Ainda há muito o que se explorar neste sentido.

Elementos de um carro híbrido

Conheça alguns dos principais elementos dos carros híbridos:

  • Motor com combustível convencional – Pode ser à gasolina ou outro combustível. É parecido com os carros tradicionais, porém menor e com tecnologias mais sofisticadas. Emite menos gases poluentes.
  • Tanque de combustível – Serve para armazenar a energia para o funcionamento do motor à gasolina (ou outro combustível).
  • Motor elétrico – Foi idealizado com tecnologia eletrônica, que permite que ele funcione tanto quanto motor ou como um gerador de energia para as baterias.
  • Gerador – É muito parecido com um motor elétrico, porém serve apenas para produzir energia elétrica.
  • Baterias – Serve para armazenar energia para o motor elétrico.
  • Transmissão – Funciona da mesma forma que um carro convencional.

 

Vantagens dos carros híbridos

Conheças as principais vantagens dos carros híbridos:

  • Emite uma quantidade bem menos de gases nocivos ao meio ambiente.
  • É uma alternativa para um futuro sustentável, em que o combustível fóssil (como a gasolina) será escasso e os combustíveis comuns não fósseis (como o biodiesel) obsoletos quanto à emissão de gases.
  • Pode ser usado a até 500 quilômetros antes do próximo abastecimento.
  • É muito maia econômico que um sistema comum.
  • Pode ser reabastecido com rapidez e facilidade.
  • Não perde em capacidade e potências aos veículos convencionais.

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Veja também: IPVA de Carros Híbridos – Qual a Alíquota? Quais as vantagens?

Você compraria um carro híbrido? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2