fbpx
Manutenção de Carros

Como higienizar carros – Corona vírus !

Como higienizar carros – Corona vírus !

A higienização dos veículos é um cuidado extremamente importante, afinal, seja um carro ou uma moto, o automóvel está sujeito a situações no dia a dia que podem trazer vírus e bactérias para seu interior.

E no momento atual de pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a higiene do carro devem ser redobrados.

Como higienizar carros - Corona vírus !

Basta ter contato com alguma superfície contaminada para contrair esse vírus, e os veículos estão suscetíveis a essa contaminação o tempo todo. 

Além do mais, pessoas que usam seus veículos todos os dias, como taxistas e motoristas de aplicativo, precisam ter essa cautela em dobro.

Isso porque eles transitam o dia todo com pessoas diferentes, que não se sabe se tomam as precauções necessárias. Além de colocar em risco a saúde do motorista, a falta de higienização adequada também pode afetar a saúde de outros passageiros.

Com relação às motos, os cuidados também são necessários, uma vez que elas ficam expostas ao ambiente, e o guidão está sempre em contato com as mãos do piloto.

Para não correr riscos e ter a saúde afetada, a melhor saída é ficar em casa, mas quem precisa sair, deve tomar alguns cuidados e um deles é a higienização dos veículos.

Importância da higienização

A pandemia do novo coronavírus adquiriu proporções perigosas, exigindo que algumas medidas sejam tomadas para frear ao máximo novas contaminações.

Em casa, as pessoas devem higienizar todas as superfícies que tenham contato diariamente, tais como:

  • Maçanetas;
  • Interruptores;
  • Puxadores;
  • Celulares;
  • Computadores.

Essa higienização deve ser feita com álcool Isopropílico em borrifador e pano seco. Isso porque o vírus pode sobreviver por horas e até dias nessas superfícies, o que facilita a contaminação em massa.

Com os veículos não é diferente. Incluindo as motos, eles também podem preservar o vírus em seu interior, bem como nas maçanetas externas e qualquer outro ponto que teve contato com mãos humanas.

Bancos, volantes, tapetes, rádio e muitos outros lugares podem sofrer essa contaminação, além disso, o guidão e os pedais de motocicletas também estão sujeitos.

Buscando evitar que o vírus se espalhe, as pessoas são orientadas a usar álcool gel para as mãos, mas de nada adianta mantê-las limpas e tocar no volante que está contaminado.

Mas cuidado: evite deixar o álcool gel no interior do veículo caso ele esteja estacionado em um local quente, pois isso poderá acarretar a combustão do carro.

Por isso, além de atentar-se à todas as exigências comuns, como documentos para transferência de veículo, os carros também precisam estar sempre desinfetados.

Como higienizar o carro

Ao entrar e sair do veículo, é necessário higienizar todas as partes tocadas pelo motorista, e dentre as principais devemos destacar:

Como higienizar carros - Corona vírus !

  • Volante;
  • Câmbio;
  • Maçaneta;
  • Botões dos retrovisores;
  • Vidros;
  • Alavanca de freio;
  • Telas multimídia.

Além disso, é extremamente importante carregar um recipiente de álcool gel no carro, principalmente se tiver necessidade de transportar outras pessoas. Além do mais, é extremamente importante manter o ar-condicionado sempre limpo.

Como higienizar carros

Caso seja necessário, optar por usar bateria 60a, e quando estiver com mais pessoas, deixar os vidros abertos, ao invés de fechar o carro para usar o ar.

Os cuidados também são importantes para os motociclistas. É necessário limpar luvas e manetes, além de retrovisores, chave e capacete.

O ideal é que todos fiquem em casa, mas caso seja impossível, vamos nos aprofundar um pouco mais nas tendências de higienização para veículos e motocicletas neste ano de pandemia.

Dentro do carro, os pontos mais importantes citados anteriormente, como o volante e maçanetas, precisam ser higienizados frequentemente, independentemente da limpeza já ter sido realizada pela manhã, por exemplo.

Toda vez que uma pessoa entra ou sai do automóvel, é necessário limpar o interior do carro. Também devem ser limpos o rádio e os botões dos vidros elétricos.

Além do álcool gel, também podem ser usados produtos multiuso. Uma empresa de blindagem de veículos, por exemplo, também pode usar álcool 70%, pois é ideal para eliminar impurezas e matar as bactérias.

É necessário ter atenção especial com o volante, pois toda a cabine do motorista pode se tornar muito suja e contaminada, podendo até mesmo ter mais bactérias e vírus do que um banheiro público.

Malefícios da não-higienização

Mesmo com tantos indícios do problema que estamos vivendo, a alta taxa de contaminação e de mortalidade são consideráveis, e muitas pessoas estão descuidadas ou não compreendem as consequências da falta de higiene neste momento.

Acreditam que somente uma limpeza externa ou uma lavagem bastam, bem como um aspirador de pó seja o suficiente para limpá-lo.

Antigamente, uma simples limpeza era o suficiente para proteger os veículos e manter o funcionamento estável de suas peças, como no caso do sensor combustível.

Mesmo assim, especialistas recomendam uma limpeza mais profunda, pois muitas partes do carro acumulam sujeiras que podem ser prejudiciais ao seu funcionamento e, principalmente, a saúde do motorista e passageiros.

Os estofados, por exemplo, acumulam uma grande quantidade de ácaros e bactérias que podem provocar alergia. Além disso, quando algum líquido entra em contato com o tecido do carro, pode haver a proliferação de fungos e mofo.

Tais problemas podem colaborar para o surgimento de manchas no tecido, além de trazerem inúmeros problemas respiratórios. 

O próprio coronavírus causa um problema respiratório grave, então, esse tipo de situação deve ser evitado ao máximo.

Como higienizar carros

Outro cuidado indispensável é a limpeza ar condicionado automotivo. Sabemos que o ar-condicionado é um equipamento indispensável para o bem-estar, principalmente em dias mais quentes.

Só que ele deve ser limpo periodicamente para evitar que sujeiras que se acumulam em seu interior sejam liberadas dentro do carro.

Quando isso acontece, a saúde respiratória do motorista e passageiros fica comprometida. Diversas doenças podem surgir por conta da convivência com ar-condicionado sujo, como a rinite alérgica, por exemplo.

Além disso, não limpar o ar-condicionado pode provocar danos ao veículo e consumir muito mais combustível do que deveria.

Por isso, colocar um filtro de ar automotivo em seu veículo pode ser uma solução para impedir a acumulação de partículas dentro do carro, além de facilitar a circulação do ar.

Para realizar a limpeza, recomenda-se procurar por uma empresa especializada, pois ela conta com profissionais capacitados e que sabem como realizar o procedimento correto.

O lado de fora também deve ser mantido limpo, afinal, ele se expõe todos os dias ao tempo e também às contaminações. 

Como higienizar carros

Além do mais, manter o carro limpo por fora é a melhor maneira de evitar que muita sujeira entre no carro. Inclusive, todos esses cuidados são considerados importantes muito antes do surgimento do Covid-19. 

Por exemplo, tirar barulho de carros é importante para garantir seu bom funcionamento, mas a higienização é essencial para preservar a saúde humana.

E se isso era importante antes, agora é ainda mais. Todos os dias, estamos lidando com uma pandemia que coloca a vida de muitos em risco.

O novo coronavírus pode atingir principalmente os idosos, mas a taxa de mortalidade de pessoas de outras faixas de idade está crescendo, portanto, todos devem tomar os devidos cuidados para evitar o contágio ao máximo.

Portanto, um motorista de táxi de 40 anos deve proteger-se e higienizar o seu veículo tanto quanto um que tenha 60 ou outro que tenha 30 anos. Todos podem estar suscetíveis a graves consequências.

Proprietários de carros e motos devem estar atentos, pois além de cuidados básicos, como a troca de ponteira de escapamento, o álcool 70% se tornou nosso principal protetor, evitando que os veículos circulem contaminando outras pessoas.

Na ausência de uma boa higienização, o motorista pode se contaminar e contaminar outras pessoas. Estas, ao chegarem em casa, contaminam seus familiares, o que se transforma em uma verdadeira bola de neve.

Esse ciclo vicioso característico do vírus pode ser quebrado, desde que tenhamos consciência e estejamos atentos à necessidade de uma boa higienização.

Não se esquecendo de que, além de higienizarmos os automóveis, como carros e motos, devemos lavar bem as mãos, usar álcool gel e máscaras faciais.

As máscaras são ainda mais importantes para evitar que secreções entrem em contato com as superfícies do veículo. Além disso, elas também protegem outras pessoas ao redor.

Como higienizar carros – Conclusão

De fato, não estávamos habituados com essa situação, a vida normal era diferente. Apesar de sabermos que germes e bactérias existem, não precisávamos de tantas medidas de segurança e limpeza.

Com o novo coronavírus, a situação mudou. As pessoas precisaram adquirir hábitos que não faziam parte do dia a dia. 

Não se sabe até quando essas medidas de higienização serão necessárias, mas independentemente do tempo que vai levar, é necessário criar esses hábitos.

Todas essas lições e aprendizados serão levados para o futuro, nos ajudando a entender melhor como essas pandemias acontecem e tudo o que podemos fazer para evitá-las.

Então, enquanto você aprende a lidar com ela e tenta seguir a sua vida com o máximo de normalidade, não se esqueça da higienização. É um ato de cuidado com você mesmo e com o próximo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.