fbpx
Manutenção de Carros

Como Limpar Bancos de Couro do Carro

Como Limpar Bancos de Couro – Forma Correta

O seu carro possui banco de couro? Então certamente o conteúdo abordado neste artigo vai ser de grande importância para você. 

A beleza dos bancos de couro é, sem dúvida, um elemento que valoriza um carro. 

A grande maioria dos veículos, principalmente os classificados como populares, possuem os bancos de tecido. Além de serem conhecidos por elevar a temperatura em dias de maior calor, eles sofrem com maior acúmulo de sujeira e com manchas decorrentes do uso.

como limpar bancos de couro



Por isso, é cada vez mais comum que os proprietários de carros busquem um modelo com bancos de couro ou, quando isso não é possível, decidam reformá-los, aplicando a capa nos assentos e encostos do automóvel. 

Para famílias que possuem crianças pequenas, o estofado de couro também torna-se uma solução. Afinal, se restos de alimentos ou bebidas caírem no banco, a remoção da sujeira pode ser feita de modo bastante prático.

Como limpar bancos de couro

Do mesmo modo que a lataria do seu carro pode ganhar uma vitrificação de pintura para protegê-la, os bancos de couro também exigem cuidados. 

Eles devem receber o tratamento adequado para garantir a sua durabilidade.

É possível encontrar no mercado alguns produtos que auxiliam nos cuidados com a superfície, responsáveis por manter a beleza interna do carro.

Se você já tem bancos de couro no seu carro ou está procurando por um modelo que tenha, siga na leitura deste artigo para entender mais sobre os principais cuidados que devem ser tomados para manter a estética do material sempre bonita.

Qual é a importância de higienizar os bancos de couro?

Todo carro demanda um investimento, tanto para mantê-lo com os documentos em dia, quanto para fazer as manutenções básicas e periódicas recomendadas pelo fabricante.

A troca de peças desgastadas e a lavagem do carro são algumas das principais necessidades do seu automóvel. 

Isso quer dizer que é indispensável criar o hábito de cuidar do veículo, de modo a não acumular muitos reparos.

Assim como é indispensável realizar a limpeza ar condicionado automotivo anualmente, é de grande importância higienizar os bancos de couro do seu automóvel periodicamente.



Se você já se possui uma rotina de cuidados com o seu carro, limpar os bancos não será uma dificuldade para você. 

O banco de couro de um carro pode ser sintético, ecológico ou natural. 

O couro sintético costuma ter uma valor mais baixo, porém a sua durabilidade é menor. Além disso, ele demanda mais atenção, já que precisa receber cuidados extras para manter a sua beleza.

O couro ecológico possui o processo de confecção bastante similar ao sintético, com a diferença de que é feito a partir da seringueira, tornando-o mais sustentável. 

Já o banco de couro natural exige um investimento maior por parte do proprietário, e sua vida útil corresponde ao valor do investimento. 

Do mesmo modo que o sintético e o ecológico, é indispensável garantir a aplicação de produtos que limpam e conservam a superfície. 

Como limpar bancos de couro

É possível escolher diferentes cores desse tipo de material: 

  • Preto;
  • Marrom;
  • Bege;
  • Caramelo;
  • Entre outras cores.

De acordo com o gosto do proprietário, é possível escolher a tonalidade que mais o agrade, para ter o interior do seu automóvel seguindo a sua preferência.



Depois de alguns dias de uso, como não poderia deixar de ser, certamente o motorista vai identificar a necessidade de limpar o seu banco, para remover o acúmulo da sujeira, 

Do mesmo modo que um polimento vidro automotivo devolve o brilho da superfície, é importante higienizar e hidratar o couro dos bancos do seu carro, devolvendo a beleza do material.

Por isso, é de grande importância investir na limpeza dos seus bancos, garantindo a durabilidade do couro e mantendo o interior do automóvel valorizado. 

Em quais modelos de carro é possível instalar bancos de couro?

Durante muito tempo, apenas alguns tipos de veículos possuíam bancos de couro, justamente pelo seu preço mais elevado. 

Eles eram exclusivos em carros esportivos, em caminhonetes e em modelos luxuosos.

A personalização de carros é cada vez mais comum atualmente. Por isso, muitos motoristas aproveitam para aplicar elementos diferenciados nos seus veículos, desde uma ponteira para escapamento de carro, frisos laterais, faróis de xenon, etc.

Do mesmo modo, é possível aplicar o estofado de couro com a cor desejada em diversos modelos, se essa for a vontade do proprietário.

Como higienizar um banco de couro?

Depois de entender a importância de manter os bancos de couro limpos, é preciso aprender a higienizá-los de modo correto, para não prejudicar o material.



Mesmo que o couro possua alta resistência, é preciso tomar cuidado ao limpá-lo, utilizando os produtos corretos para isso. 

Assim como uma bateria automotiva 45 com manutenção precisa receber a adição de água destilada, o couro deve receber a hidratação necessária para não ressecar e sofrer com rachaduras.

Como limpar bancos de couro

Um passo a passo de como fazer a higienização dos bancos pode ser visto a seguir: 

1 – Remova toda a poeira

Depois de levar o carro para uma revisão em com o seu mecânico automotivo, ou mesmo durante o uso cotidiano do veículo, é comum que poeira ou outros elementos se acumulem, e estes devem ser removidos para uma correta higienização do banco. 

Para isso, pode-se utilizar um aspirador de pó, ou mesmo um pano seco e um pincel macio, que ajudará a tirar as partículas acumuladas no vincos do banco. 

2 – Remova as manchas

O couro pode acabar criando manchas em sua superfície, decorrentes da sujeira acumulada no uso cotidiano. 

Para remover essa camada que ficou impregnada no material, é indicado utilizar uma solução feita com água morna e detergente neutro.



Para higienizar a costura dos bancos, é indicado recorrer à ajuda de uma escovinha macia. 

3 – Seque o estofado

Depois de aplicar a solução para a remoção das manchas, é fundamental secar bem toda a superfície do estofado de couro.

Também é importante não deixar a solução em contato com o couro por muito tempo, evitando que surjam outros tipos de manchas nos bancos, por isso, certifique-se de ter removido a água e o detergente neutro aplicado para a limpeza.

4 – Faça a hidratação do couro

A principal função de uma oficina martelinho de ouro é devolver a lataria do veículo sem amassados ou arranhões, recuperando a beleza externa do carro. 

O uso de produtos para hidratar o couro segue a mesma lógica: é necessário para devolver a vitalidade e para conservar a integridade do material, para que ele fique com a aparência de novo. 

No mercado, já existem produtos específicos para essa finalidade. 

É indicado aplicar uma fina camada do hidratante em toda a superfície do banco. Depois de cerca de 30 minutos, observe se não houve acúmulo do produto em algumas regiões, e remova-as se isso tiver acontecido.

Dessa forma, o banco estará devidamente higienizado, hidratado e proporcionará uma superfície macia, livre de rachaduras e ressecamento, e um aroma mais agradável dentro do veículo.

Diferenças entre a higienização de banco de couro e de tecido

A higienização dos bancos e da parte interna do veículo em geral, é indispensável para uma boa conservação do automóvel.

Dada a sua superfície lisa, o banco de couro possui um material muito mais simples de limpar, além de serem impermeáveis.

Mesmo a costura do banco, que exige um cuidado extra para não acumular resíduos dos produtos de limpeza e hidratação, pode ser facilmente limpa com a ajuda de uma escovinha macia. 

No caso dos bancos de tecido, o processo de limpeza e higienização é um pouco mais complexo. A secagem da superfície não pode ser feita com apenas um pano, e fechar o automóvel com o estofado úmido pode render mofo e mau cheiro.

Por isso, a higienização pode ser feita com um borrifador, aplicando a solução de água com detergente neutro em pouca quantidade. 

Além disso, é importante esfregar, com o auxílio de uma escova macia, os locais onde houverem manchas, para removê-las e devolver a aparência uniforme do tecido. 

Para fazer a higienização nesses casos, é indicado que se retire os bancos de dentro do veículo, permitindo que eles sequem mais facilmente.

Como limpar bancos de couro – Considerações finais

Um motorista deve estar sempre atento a muitos elementos. Isso vai desde o prazo para a renovação cnh, para não correr o risco de ter o carro apreendido em uma blitz, até a conservação do carro, tanto a da lataria, quanto a dos bancos do automóvel.



Higienizar corretamente os bancos do seu veículo é fundamental para deixá-lo mais limpo, mas hidratar o couro é de suma importância para garantir uma boa durabilidade do material. 

Para motoristas que costumam utilizar o ar-condicionado continuamente, isso é ainda mais sério: é indicado que se realize a hidratação do couro a cada dois meses, já que pode ocorrer o ressecamento dos bancos mais facilmente. 

Ao cuidar bem do estofado de couro do seu carro, você não apenas desfruta de um veículo mais confortável, como também garante a valorização dele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.