Como tirar carteira de motorista: o guia para novos condutores

Quando o assunto é saber como tirar carteira de motorista, é comum que muitas pessoas desistam depois de várias tentativas sem sucesso. O exame, apesar de simples, acarreta algumas reprovações por diferentes motivos.

Além disso, a desinformação é presente na primeira habilitação. Algumas pessoas têm facilidade em dirigir determinados tipos de veículos. Um meio de facilitar essa escolha é por meio do comparativo de carros, que te dá uma ficha completa do modelo ideal para você.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como tirar carteira de motorista corretamente. Boa leitura!

O que você precisa saber sobre a CNH

Como tirar a carteira de motorista é um dos objetivos de quase todas as pessoas, entender esse processo é crucial. Isso porque a primeira habilitação é conhecida como “provisória”.

Ou seja, o primeiro passo para conquistar sua CNH é procurar por um centro de formação para condutores.

Com a CNH em mãos, você terá direito a dirigir determinado veículo, conforme a categoria escolhida. Por exemplo, a CNH tipo A permite que você possa pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral e que tenha mais de 50 cilindradas.

Nessa situação, as motocicletas são as mais conhecidas, mas essa categoria de CNH também viabiliza a condução de triciclos, motonetas e ciclomotores.

A seguir, você vai ver quais são os requisitos necessários para tirar sua carteira de motorista e qual a validade da CNH.

Quais os requisitos para tirar a Carteira de Motorista

Algumas categorias exigem prática em outras modalidades de habilitação. Uma carteira de categoria A, por exemplo, exige:

  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Saber ler e escrever (aqui não há exigência de grau de escolaridade específica. Ou seja, é preciso apenas ser alfabetizado);
  • ter documento de identidade (RG, carteira de trabalho, passaporte, etc.);
  • Contar com Cadastro de Pessoa Física (CPF).

como tirar carteira de motorista

Qual a validade da CNH

O presidente da república sancionou, em 2020, a lei n° 14.071, que modernizou o Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, a partir de 12 de abril de 2021, a CNH tem validade de 10 anos.

Inclusive, o limite de pontos para perder o documento também se tornou mais flexível. Assim, de acordo com a nova lei os prazos se estabeleceram da seguinte forma:

  • A cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;
  • A cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
  • a cada 3 anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

O que é a Permissão Para Dirigir (PPD)

Outro ponto a se observar sobre como tirar carteira de motorista é entender o que é PPD. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua função e a real diferença entre ela e a CNH – que é definitiva.

Depois de cumprir todo o processo para tirar sua primeira habilitação, chega o momento de receber sua Permissão para Dirigir.

Assim, esse documento nada mais é do que um antecedente da CNH. Todo cidadão brasileiro que se habilita, recebe a PPD com validade de 12 meses. Após isso, ele tem 30 dias para solicitar sua carteira definitiva.

Para isso, é necessário realizar um pagamento de uma taxa que pode variar de estado para estado. No geral, a média fica em torno de R$ 130,00.

Fisicamente, não existe diferença entre PPD e CNH. Aquela serve para condutores das categorias A, B e A/B, ao passo que este para todos os aprovados nas modalidades de carteira solicitadas.

Como tirar carteira de motorista: passo a passo definitivo

Agora que você já sabe basicamente como tirar carteira de motorista, que tal conhecer nosso passo a passo para não cometer erros? Vamos lá!

Opte por uma autoescola de confiança

Para quem se enquadra nos requisitos básicos para tirar a CNH, o primeiro passo é escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC), também conhecido como autoescola.

Assim, antes de finalizar sua escolha da primeira com alguma autoescola, selecione instituições que sejam de sua confiança. Não deixe de verificar se são certificadas pelo DETRAN.

Realizar os exames médicos e psicotécnicos

Agora chegou o momento de fazer os exames necessários para dar continuidade ao processo. Portanto, procure por profissionais capacitados e certificados pelo DETRAN.

Em situações onde houver dúvidas, peça sugestões de consultórios e clínicas para a autoescola que você escolheu. Normalmente, o pagamento das taxas desta fase ocorre diretamente na clínica médica.

Fazer o curso teórico do CFC

O terceiro passo de como tirar carteira de motorista é o curso teórico. São 45 horas de aula que abordam todo o conteúdo estipulado pelo Contran. Essas aulas envolvem direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, cidadania e mecânica básica.

Conforme um decreto do Governo, as autoescolas podem oferecer o curso teórico de forma online. Caso você deseje fazê-los assim, procure se informar no CFC escolhido se o serviço é disponibilizado.

Realizar a prova teórica

Depois de completar as 45 horas de aula e estudar o conteúdo, chega a fase de testar seus conhecimentos teóricos para tirar a sua CNH. São 30 questões, sendo preciso acertar pelo menos 21 delas, ou seja, 70% da prova para alcançar a aprovação.

Fazer as aulas práticas

Após a sua aprovação no teste teórico, a próxima fase será prática. Isso mesmo, o candidato precisa realizar um mínimo de 20 horas/aula para, assim, ir à última etapa do processo.

Realizar o exame de direção veicular

Dando andamento ao processo de como tirar carteira de motorista, o último passo para conquistar sua CNH A é o exame de direção veicular. Os avaliadores credenciados averiguam uma série de critérios determinados pelo CTB.

Geralmente, de 5 a 15 dias após a aprovação na prova prática, a carteira provisória é expedida. Após isso, o condutor já é considerado legalmente habilitado.

Como evitar a ansiedade na hora do exame de habilitação

Ansiedade é um problema para toda a população. São vários fatores que a desencadeiam e no exame de CNH isso não é diferente.

É interessante que você realize alguns processos para minimizar ou mesmo erradicar qualquer resquício de ansiedade na hora de tirar sua carteira. Entre eles, podemos citar:

  • Faça uma análise de todos os passos para tirar sua habilitação;
  • Treine os pensamentos negativos para adquirir mais confiança;
  • Esteja alimentado;
  • Durma cedo;
  • Não se esqueça de nenhum documento para evitar preocupações no dia do exame.

Conclusão

Como você viu, o processo de como tirar carteira de motorista exige atenção a alguns detalhes importantes. No entanto, não é algo complicado – basta observar o que a lei manda. Com isso, certamente você terá sua CNH em mãos em pouco tempo.  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.