Automóveis Geral Veículos

Comprar Consórcio : Vantagens, Desvantagens e Qual Empresa

O mundo vive no modo capitalista ligado 24 horas por dia, sendo que um dos maiores prazeres e comprar aquilo que se mais deseja no mento. Seja um doce, uma roupa ou até um carro, tudo isso podem fazer parte de pequenos sonhos que rodeiam a vida do ser humano moderno.

Focando na compra do carro novo, sabe-se que ter um veículo é algo que promove uma liberdade gigantesca, sem restrição de localidade (cidade pequena ou grande). Evita-se pegar caminhos óbvios e cheios de trânsito, ônibus lotados são esquecidos e trens atrasados nunca mais!

Comprar Consórcio : Vantagens, Desvantagens e Qual Empresa

Mas como é possível conseguir atingir o sonho de comprar um carro novo? Os 0 Km tendem a ser muito caros, mesmo nas versões de entrada e em tempos de crise da economia o poder de compra diminuiu ainda mais. Existe também a opção dos usados, mas muitos deles não estão em boas condições e ainda assim requerem gastos exorbitantes de aquisição.

Falta dinheiro no momento e fazer uma poupança não parece a opção mais viável, afinal poucos conseguem ser tão certinhos em economizar dinheiro, mesmo este sendo para a realização de um sonho. Mais uma vez portas se abrem, sendo as duas principais o financiamento e o consórcio.

Existem algumas diferenças entre financiamentos e consórcios para a aquisição de carros, sendo elas essenciais para que o consumidor saiba qual é a melhor maneira para si na hora de comprar o veículo e atingir o tão sonhado prazer do consumo. Não sabe o que é consórcio e gostaria de aprender mais sobre seus benefícios e riscos? O artigo de hoje irá apresentar todos os detalhes que são necessários para a hora de buscar e contratar um serviço desse gênero.

O que é compra por consórcio?

Para falar sobre a compra do consórcio, antes é preciso fazer uma leve comparação com o financiamento. Quando uma pessoa adquiri um bem através do financiamento, você o recebe de pronto e vai pagando no tempo estipulado pelo contrato. O financiamento necessita do pagamento de juros, muitas vezes com altas porcentagens, estas que aumentam anualmente.

O consórcio funciona de forma diferente. Ao invés de alguém financiar o bem de uma pessoa para que ela vá pagando aos poucos, a modalidade de compra funciona como um banco de economias coletiva. Uma empresa trata de guardar o dinheiro de um grupo que busca um objetivo único, no caso comprar um veículo.

Comprar Consórcio : Vantagens, Desvantagens e Qual Empresa

O contratante do consórcio vai pagando uma espécie de mensalidade na qual é dividida de acordo com o período estipulado no contrato assinado, sendo adicionado a esse valor uma taxa de administração. Para exemplificar melhor, vamos dizer que um carro custa 10 mil reais e o desejo é quitar essa dívida em 10 meses, cada parcela custará 1 mil reais com o acréscimo da taxa de administração que a empresa cobra (algo em torno de 12% a 18%).

Apesar de valores reduzidos no comparativo entre consórcio e financiamento, deve-se avaliar também a necessidade imediata do carro. Enquanto no financiamento o veículo estará à disposição de imediato, no consorcio a história é bem diferente (e que será vista em desvantagens).

Quais os benefícios e vantagens de utilizar esse meio

Muitas empresas de consórcios listas apenas as vantagens desse meio de aquisição de um bem, no caso dos exemplos um carro. São benefícios deslumbrantes de fato, ainda mais se for avaliado apenas o valor final da compra. Por muitas vezes é possível ter um desconto entre 10 a 20%, se comparado com o financiamento.

Os preços são mais em conta e a burocracia é muito menor para se conseguir fazer uma compra através do consórcio. Enquanto isso, no financiamento é preciso passar por uma série de testes e comprovações de crédito, afinal os bancos querem saber se o contratante terá condições de pagar tudo o que deve posteriormente.

Apesar dessas vantagens, nem tudo são rosas quando se fala do consórcio. Há desvantagens e riscos, como em todo o investimento, independentemente se ele for a curto, médio e longo prazo. Abaixo será possível ver alguns dos perigos que o contratante pode correr ao procurar um consórcio.

As desvantagens do consórcio

Uma coisa que ainda não foi explicada direito sobre o consórcio é sobre quando o contratante recebe o seu carro. Quando uma pessoa procura uma empresa de consórcio, ela está procurando um grupo que está atrás de um objetivo. Essa união de pessoas em prol de um sonho é benéfica, mas pode se transformar em pesadelo.

A cada mês, todos os contratantes pagam as suas mensalidades, adicionado do valor administrativo (que servirá como pagamento de despesas da empresa). De forma mensal também ocorro um sorteio que beneficia uma ou mais pessoas a já conseguirem o crédito para comprar o carro. É possível tanto receber o investimento já no primeiro mês, como também no último a ser pago.

Investir em um carro para compra-lo em um espaço de 3 anos não parece tão interessante para quem tem pressa.

Outras desvantagens também estão presentes no consórcio, já que pode haver desistência de outras pessoas do grupo e isso fará com que o investimento sofra no final. O momento da escolha da empresa a ser contratada é importante, pois alguns detalhes podem mudar muita coisa.

Como escolher a empresa ideal

Além das taxas administrativas, outras também podem ser cobradas. Uma delas é a taxa de reserva, está que dá maior segurança caso haja muitas desistências no grupo. Empresas que oferecem taxas de reserva muito baixas podem oferecer riscos maiores por não possuírem fundo suficiente em ocasiões de imprevisto.

Agora, é possível ficar tranquilo quanto a esse valor, pois a taxa é devolvida ao cliente no final do pagamento, isso de acordo com os termos de contrato.

O contrato também é algo que precisa ser muito bem avaliado. Sempre consulte algum especialista no setor e busque entender cada linha do contrato antes de assinar. É importante reconhecer os termos para não entrar em uma fria, afinal o contrato é um documento que servirá de prova em tribunal, caso necessário.

Veja Também : Consórcio ou Financiamento , qual a melhor opção ?

Unicodono.com.br

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

Digite Abaixo um Veículo para PESQUISAR

Custom Search

Inscreva-se Para Receber Nossas Novidades Automotivas

E-mail:

Siga-nos no Facebook