fbpx
Carros usados Manutenção de Carros

Deixe a manutenção do seu carro em dia com estas dicas

Deixe a manutenção do seu carro em dia com estas dicas

Confira o que deve ser feito para manter o seu carro rodando sem problemas e como é possível “se virar sozinho” caso precise de realizar quaisquer destas medidas sem a ajuda de ninguém.

Quando você está preparando o seu carro para uma viagem ou simplesmente fazendo um exame de rotina no veículo, esses cuidados básicos de manutenção incluídos na nossa lista serão primordiais para garantir que o seu automóvel o acompanhe com segurança para onde você quiser ir.

Apesar de sugerirmos que todas estas medidas de manutenção sejam realizadas com um profissional especializado em carros, deixamos também aqui alguns passo a passos curtos de como é possível você mesmo realizar estas ações caso vá passar uns dias em um lugar no interior no qual não haja mecânicos para te ajudar.

Lembre-se que nem sempre há a necessidade de se comprar um veículo novo. Carros usados em São paulo na garagem, se tratados bem, com toda a manutenção adequada, resultam em recompensadoras propriedades de longo prazo, que te ajudarão a economizar as despesas que teria se comprasse um veículo novo antes do tempo necessário.

1. Troca de óleo

Você precisa de verificar e trocar regularmente o óleo do seu carro para garantir um bom funcionamento do veículo e prolongar a vida útil do motor.

Mudar o óleo do seu carro é uma das habilidades mais fundamentais que você pode ter para a manutenção do carro. Claro que você não tentará trocar o líquido sozinho caso o filtro e o bujão de drenagem de óleo do seu carro forem muito difíceis de alcançar.

As etapas básicas envolvem drenar o óleo removendo o bujão de drenagem, desparafusando o filtro de óleo e esvaziando-o, e depois colocando o filtro e o bujão de volta, removendo a tampa do orifício de enchimento de óleo e despejando o óleo novo.

Nada que você não possa aprender com os inúmeros tutoriais disponíveis online. No entanto, se não estiver se sentindo seguro para isto, também é uma boa escolha ir a um mecânico de carros para que ele faça isso por você.

2. Substituindo os limpadores

Os limpadores de para-brisa são uma das partes que mais são deixadas de lado pelos motoristas na hora de colocar a manutenção da sua Hilux usada em dia. Imagine, contudo, o que aconteceria se eles falhassem durante uma forte chuva, o que provavelmente tornaria a sua direção muito mais arriscada.

As escovas do limpador com defeito precisam de ser substituídas e você precisa de ter a certeza de que os seus limpadores de para-brisa estão sempre em perfeitas condições. Se já estiverem a fazer muito barulho, lentos ou travando, é bom considerar trocá-los para sua própria segurança.

As etapas para substituir os limpadores envolvem levantar o braço do limpador do para-brisa, pressionar a pequena aba que permite que a lâmina do limpador seja puxada, alinhar a nova lâmina do limpador com o braço e empurrá-la firmemente.

3. Substituição dos filtros de ar

Pode ser difícil de acreditar para quem já conhece um pouco sobre carros, porém ainda há muitas pessoas que não sabem que a cabine de passageiros dos veículos possui um filtro de ar, e que este filtro fica sujo depois de um tempo e deve ser substituído.

Os filtros de ar, portanto, são uma das partes mais negligenciadas de um carro, apesar de terem um papel fundamental de manter o motor livre de poeira e de outros contaminantes.

Estes filtros são bem baratos até e muito fáceis de substituir, então manter o motor do seu carro limpo é outra coisa tranquila de se fazer. As etapas incluem abrir o capô, localizar a unidade do filtro de ar, remover a tampa do filtro, retirar o filtro e limpar o compartimento interior.

Depois, basta inserir o novo filtro e, finalmente, recolocar a tampa. Pronto, você já terminou. A sugestão é realizar a troca do filtro uma vez por ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

4. Substituição das pastilhas de freio

Muitos acidentes de carro resultam de falhas nos freios, portanto os freios do seu carro precisam de estar sempre em perfeitas condições. Felizmente, trocar as pastilhas de freio pode ser tão fácil quanto trocar um pneu furado.

As etapas básicas envolvem afrouxar as porcas das rodas, levantar o carro com um macaco, remover as rodas, remover os parafusos deslizantes, remover as pastilhas de freio mais antigas e substituí-las por novas e colocar os parafusos deslizantes e as rodas de volta com segurança.

Você deve ter um cuidado especial se estiver usando réplicas de rodas.

5. Conserto de arranhões

Arranhões no corpo de uma Hilux usada tendem a aparecer quase que por mágica. As pessoas esbarram no seu carro nos estacionamentos e abrem as portas dos carros delas próximas a você e batem no seu veículo.

Até o clima tem muito a ver com isso. Granizo, cascalho da estrada, há tantas coisas! Até elementos ásperos no ar impossíveis de se ver são capazes de criar manchas na superfície do seu carro.

Muita gente não sabe, mas, com o tempo, essas manchas e arranhões ficam mais proeminentes e até mesmo enferrujam. É crucial impedir que isso aconteça. Uma maneira é usar esmalte de unha, mas esta opção acaba sendo ruim quando vemos o resultado de determinados ângulos.

A melhor sugestão, portanto, é adquirir um kit de remoção de riscos – há muitos à venda atualmente – que inclua o tipo certo de lixa e a tinta certa para a sua marca e modelo de carro. O kit quase sempre funciona bem e mantém o exterior com aspecto limpo e fresco.

O cuidado adequado com o carro é recompensador

Poucas pessoas percebem que os arranques rápidos e as frenagens fortes colocam um tremendo estresse no carro, especialmente na suspensão e no sistema de transmissão. Abrandar o acelerador e o freio proporcionará muitos anos de satisfação com o desempenho do seu carro.

E não pense também que as orientações passadas aqui são suficientes para manter o seu carro em perfeito funcionamento. Sempre que puder, vá a uma oficina pedir um diagnóstico a respeito do estado atual do seu veículo, e não se esqueça de fazer todas as revisões recomendadas pela montadora do seu automóvel.

Desta forma, em vez de comprar um carro novo, você pode, com estas dicas, cuidar adequadamente de carros usados e fazê-los durar por muitos anos gratificantes. Guarde o dinheiro no banco ou faça um investimento significativo que crescerá enquanto você aproveita o valor de seu carro atual por muitos anos.

Gostou das informações? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a outros artigos como este!

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario