Estética Automotiva : Turbine a aparência do seu carro
O povo brasileiro é apaixonado por carros. Em 2012, quando a bonança econômica fez com que esse setor atingisse seu ápice, foram mais de três mil automóveis emplacados. Além de comprar o carro dos sonhos, muitos motoristas investem em serviços para melhorá-los e deixá-los com boa aparência por mais tempo, como a personalização de veículos.
Como se não bastasse a questão estética, alguns dos procedimentos usados nesse segmento podem aumentar o valor do automóvel no momento da venda.
Contudo, para que todos os benefícios oferecidos por eles se concretizem, é fundamental que eles sejam realizados não apenas por um profissional devidamente qualificado para tal, como, também, no momento adequado.
Do contrário, seu resultado final será comprometido e seu efeito negativo.
Estética Automotiva : Turbine a aparência do seu carro
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e aprenda mais a respeito de alguns dos procedimentos que podem ser usados para melhorar a aparência do seu carro:
-
Envelopamento de veículos
Por mais que a lataria de um veículo seja projetada para ser tão forte quanto possível, ela está longe de ser indestrutível.
Isso, na prática, significa que há elementos que tendem a danificá-la enquanto o carro é conduzido, como:
- Chuva (principalmente a ácida);
- Fezes de animais;
- Vento;
- Maresia.
A boa notícia é que todos os problemas causados por esses elementos podem ser reduzidos com a ajuda de um procedimento em específico: o envelopamento de veículos.
Nele, toda a superfície do veículo é recoberta com uma fina camada de PVC adesivo.
Vale ressaltar que, além de eficiente, esse procedimento é barato: como trata-se de uma película feita com um polímero plástico de baixo custo, não é preciso investir uma soma muito alta para contar com esse tipo de proteção.
Da mesma forma, pode-se optar por películas com cores diferentes, customizando o veículo e fazendo com que ele tenha um apelo estético diferenciado.
2. Adesivação
Muitas empresas contam com uma frota de veículos próprios para a realização de suas atividades.
Tanto por motivos práticos quanto para divulgar o estabelecimento, boa parte delas opta por customizar seus automóveis, de modo que eles sejam facilmente distinguíveis quando passarem pelas ruas.
Ao contrário do que muitos pensam, esse procedimento é relativamente simples: basta investir na adesivação de carros.
Como o seu próprio nome diz, trata-se de um processo no qual a lataria recebe alguns adesivos, que, por sua vez, podem ser customizados.
Assim, é possível que os automóveis tenham as cores do logo da empresa, informações de contato e até mesmo a lista de produtos ou serviços com os quais ela trabalha.
Ao mesmo tempo, o adesivo mantém a lataria protegida, de modo que sua vida útil fica mais longa.
Estética Automotiva : Turbine a aparência do seu carro
3. Polimento
Enquanto alguns procedimentos relacionados aos veículos encontram-se em caráter apenas prático e/ou de segurança, como a instalação de um extintor CO2, outros visam apenas deixar o carro mais bonito e, consequentemente, mais prazeroso de se dirigir.
Um bom exemplo disso é o polimento: como o seu próprio nome diz, ele consiste em usar uma substância específica para realçar o brilho da lataria, fazendo com que a estética do veículo fique muito mais agradável.
Por mais simples que esse procedimento possa parecer, é preciso ter em mente que ele também exige alguns cuidados para que se tenha um bom resultado.
O principal deles é realizá-lo apenas com a lataria limpa, já que qualquer partícula de poeira pode comprometer a aparência homogênea que caracteriza o polimento.
Da mesma maneira, é fundamental que o produto seja aplicado em camadas semelhantes ao longo de toda a lataria, o que, por sua vez, também faz com que o resultado seja melhor.
4. Enceramento
Quando se trata de polimento e de enceramento, muitas pessoas pensam que ambos são o mesmo procedimento. Isso, contudo, não é verdade: pese as semelhanças entre eles, estes são processos distintos.
No caso do enceramento, sua principal distinção fica por conta do fato de que, além de polir, a cera aplicada sobre a lataria também é capaz de protegê-la de pequenos danos, como um arranhão discreto que apareça ao estacionar, algo que o fluido de polimento não pode fazer.
Por conta disso, seu uso costuma ser mais indicado para os locais do carro que mais tendem a sofrer com esse problema, como os para-choques e as portas.
Vale ressaltar que, independentemente do procedimento escolhido, é muito importante que o estabelecimento não o escolha somente pelo preço.
Afinal, os equipamentos necessários para a sua realização, como o elevador automotivo preço, são caros. Assim, um valor muito baixo pode significar uma qualidade que deixa a desejar.