Gasolina, diesel e álcool: Entenda as diferenças de cada combustível
O combustível é uma substância que ao ser queimada produz calor, para mover uma turbina elétrica, por exemplo, ou para acionar motores de veículos de diferentes tipos, como caminhões ou tratores.
Esses veículos são movidos a gasolina, diesel ou álcool, quando saem das fábricas de produção e ao serem vendidos já é informado ao usuário qual tipo de combustível deve ser abastecido o tanque nos postos.
Ainda existem veículos cujos proprietários decidem ir a uma oficina de instalação de GNV, para que eles sejam movimentados por meio de gás, um processo bastante rígido, para que as condutas sejam seguidas estritamente conforme a lei.
Qual é a diferença entre gasolina e diesel?
Tanto a gasolina como o diesel são produzidos por meio do petróleo (origem fóssil). Já o álcool é gerado a partir da cana-de-açúcar (origem vegetal) e cada um deles afeta o motor do veículo com compressor de ar tipo pistão, de formas diferentes.
Usando a gasolina, a combustão no motor é incompleta e feita por velas. Utilizando o diesel, a combustão também é incompleta, mas ocorre por compressão.
Portanto, quanto maior é a taxa de compressão, maior energia é gerada, dando mais potência e economia ao veículo.
A gasolina e o diesel são muito mais poluentes que o álcool e lançam na atmosfera substâncias como o dióxido de carbono (CO2), cujas partículas mais grossas ficam retidas no nariz e na garganta, provocando irritação nos olhos e narinas.
A absorção de CO2 facilita a instalação de doenças no organismo como a gripe, rinite alérgica, bronquite alérgica e a asma, sendo extremamente prejudicial à saúde para motoristas, cuja habilitação também pode incluir a adição categoria D.
Para diminuir a poluição do meio ambiente, o ideal é utilizar catalisadores e filtros, e tecnologias como a injeção eletrônica, que permite a queima mais completa do combustível, conseguindo emitir menor quantidade de gases.
Qual é o melhor combustível para economizar?
O álcool é sempre a opção mais barata, por causa da diferença na queima no motor, se comparada com a gasolina e o diesel. Isso está relacionado às características de cada um deles.
A diferença da densidade energética entre um litro de álcool e um de gasolina fica em torno de 30%.
Como economizar combustível?
Todo motorista que tem o curso polimento de vidro automotivo deve ter em mente que gastos diários com combustível afetam muito o orçamento mensal.
Isso pode fazer grande diferença ao longo do ano, no pagamento de energia, água, aluguel, compras em supermercado e na escola dos filhos, por exemplo.
Algumas atitudes são necessárias, para que a economia resulte em mais dinheiro no bolso, tais como:
- Não carregue peso desnecessário no veículo;
- Tenha cuidado quando for trocar as marchas;
- Evite acelerar muito e frear bruscamente;
- Calibre sempre os pneus;
- Troque as velas quando atingir a quilometragem adequada;
- Feche as janelas se estiver em alta velocidade.
A maioria das pessoas largam objetos desnecessários no porta-malas do carro. Se o carro estiver muito pesado quando for utilizado, vai gastar mais energia para funcionar, consumindo mais combustível.
A cada 50 quilos adicionais, o aumento de combustível é cerca de 1% a mais e o proprietário talvez não consiga comprar lacre de segurança adesivo e colocar em seu veículo, mesmo que esse item seja barato.
É importante observar no momento de trocar as marchas, porque isso pode influenciar no consumo de combustível. O manual de informações do proprietário do veículo contém essas informações.
Esse momento pode ser analisado, também, por meio do torque. É por isso que um carro rodando na velocidade de 100km/h não consegue funcionar na segunda marcha.
Gasolina, diesel e álcool: Entenda as diferenças de cada combustível
As aceleradas e freadas bruscas são ruins em diferentes aspectos, principalmente no gasto com gasolina, álcool ou diesel. Quando elas ocorrem, exigem muito do desempenho do motor, aumentando assim o consumo.
Muitos motoristas fazem isso quando vão passar em um sinal ou quando ligam o carro pela manhã, pois ficam com a sensação do veículo estar “frio”, podendo não funcionar corretamente.
Porém, se o modelo do veículo conta com injeção (como a maioria deles), o aquecimento ocorre automaticamente.
Não há motivos para se preocupar com isso, com também não é necessário se estressar com uma gravação em caneta.
Dentre os pontos citados que precisam valem a pena ser lembrados, é importante manter o pneu calibrado, porque aumenta a vida útil dele e também economiza combustível, o que é muito bom para o bolso.
Sendo dessa forma, vale a pena lembrar e verificar um pouco antes de sair de casa com pergolado de madeira para garagem, separe alguns minutos, calibre-o uma vez por semana, checando a pressão no manual do carro.
Os pneus murchos aumentam o gasto de combustível em até 20%. As velas precisam ser substituídas na revisão programada.
Por exemplo, por outras com as mesmas especificações, já que a função é gerar energia para a queima que acontece na mistura do ar com o combustível.
Se as velas estiverem ruins ou muito gastas, a queima fica irregular e o desempenho do veículo fica comprometido, aumentando os gastos e a colocação de adesivo de empresa para carros não pode ser realizada.
Se o condutor quiser trafegar acima de 80 km/h, é recomendável fechar as janelas do veículo, porque estar em alta velocidade pode aumentar a entrada de ar, afetando a resistência aerodinâmica e claro, vai gastar mais combustível.
Dicas de abastecimento seguras
Ainda que seja comum trafegar em ruas e estradas, pequenos deslizes acontecem no momento do abastecimento do veículo.
Alguns cuidados precisam ser tomados nessa hora, inclusive para evitar golpes, como o combustível adulterado. Seguem algumas dicas de segurança para o abastecimento, tais como:
Preste atenção ao escolher o posto
Se o combustível estiver para acabar, muito cuidado com o posto. Não é qualquer um que fornece produto de qualidade.
Observe a princípio a qualidade do estabelecimento, estudando o local quanto às condições de limpeza e os uniformes dos frentistas. Esses dois pontos mostram maior profissionalismo por parte da empresa.
O posto precisa expor o quadro de aviso da ANP (Agência Nacional do Petróleo), onde a razão social é mostrada, informando do vínculo com a agência.
É importante observar que existem bombas oferecendo combustível que não condiz com o da bandeira exposta na fachada do posto. Se isso for identificado, há motivos de sobra para desconfiar da idoneidade dos serviços.
Há boas chances de que o posto esteja vendendo combustível adulterado. Opte, então, para escolher outro estabelecimento e depois faça a denúncia junto à refinaria que o posto está representando.
Desconfie dos preços
Esta dica já é bastante conhecida para quem é experiente. Dá para desconfiar em alguns preços abaixo que têm sido oferecidos no mercado. Quando o combustível é adulterado a diferença de preço é grande.
Isso não compensa em nada, já que ele pode prejudicar o bom funcionamento do carro de diversas formas. Não é uma economia para o bolso, já que outros gastos serão necessários com revisões e compra de peças danificadas.
O modelo padrão de funcionamento dos estabelecimentos que vendem combustível é a revenda do mesmo, quando comprado diretamente nas refinarias, que trabalham com os preços tabelados.
Garanta a qualidade do combustível
É importante analisar minuciosamente o combustível comercializado, ficando de olho na origem, para assim garantir que o veículo vai receber um produto de qualidade.
O consumidor tem direito de acesso ao certificado de análise do combustível, e inclusive, para realizar o teste de qualidade (chamado de “teste de proveta”, no caso do diesel), verificando a densidade, nível de poeira, ferrugem e quantidade de água presente.
Se for necessário, para não restar dúvidas, o consumidor pode consultar o último teste feito, para ficar mais tranquilo quanto à qualidade do combustível. Ele pode pedir informações do que for necessário.
Peça a nota fiscal
Todo consumidor prevenido deve pedir a nota fiscal. Essa é a melhor forma de se antecipar a qualquer problema posterior, porque ela é a comprovação da compra e da responsabilidade do posto na venda.
Sempre que o abastecimento for feito, é imprescindível guardar esse documento para apresentá-lo como prova, caso seja necessário acionar judicialmente o estabelecimento ou o PROCON.
Na dúvida, recuse o combustível
Toda atenção é necessária para assegurar o abastecimento. Mas, se o consumidor sentir ou desconfiar de qualquer conduta ilegal, é melhor recusar o produto.
Não vale a pena colocar em risco a segurança do veículo e o seu bom rendimento. O abastecimento com combustível sem qualidade e adulterado pode ocasionar problemas enormes no planejamento financeiro do consumidor.
Afinal, a necessidade de usar o carro para viagens ou até mesmo para trabalhar é fundamental na vida da maioria das pessoas ultimamente.
Considerações finais
Tanto a gasolina, como o álcool ou o diesel são combustíveis utilizados em grande quantidade, para a circulação de veículos de transporte, cargas ou de passageiros.
A opção mais em conta sempre será o álcool, já que o mercado oferece um preço mais barato, se comparado aos outros dois.
As dicas de economia do combustível são essenciais para trazer ao bolso do consumidor maiores condições de arcar com as demais despesas que ocorrem no mês.
Quanto ao abastecimento, ele deve ser rigorosamente acompanhado, para que o consumidor não adquira combustível adulterado, prejudicando o desempenho do veículo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Por unicodono.com.br