Habilitação: como tirar uma CNH Internacional ?

Habilitação: como tirar uma CNH Internacional ?

Tirar a habilitação Internacional é interessante para pessoas que estão pensando em viajar para o exterior e querem fazer uma road trip. Isso porque viajar de carro em outro país por conta própria é uma experiência única.

Só que para poder fazer isso, é necessário ter os documentos em dia para dirigir com tranquilidade. Ultimamente, muitos brasileiros estão viajando para o exterior, o que aumentou as solicitações de permissões internacionais para dirigir.

Para se ter uma ideia, apenas no estado do Paraná, o número cresceu 45,08% desde 2011, mas não basta apenas solicitar o documento, é necessário compreender sobre todo o funcionamento que envolve o trâmite.

cnh internacional

Dirigir sem autorização exterior pode trazer muitos problemas para o turista, o que transforma as viagens de férias em uma grande dor de cabeça. Nada melhor do que fazer tudo direito para aproveitar o tempo e ter boas recordações.

Se você quer viver essa experiência e não perder tempo com o excesso de informações na internet, leia este artigo até o final.

Vamos explicar como funciona o processo para tirar habilitação Internacional, quanto custa e onde solicitar o documento. Acompanhe.

Como funciona a habilitação Internacional?

A habilitação Internacional nada mais é do que um documento que comprova que o condutor está habilitado e pode dirigir em outros países, de acordo com a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário e outros acordos internacionais.

A convenção foi celebrada em novembro de 1968 e o objetivo era facilitar o trânsito viário Internacional, trazendo mais segurança para as rodovias, por meio da adoção de regras de trânsito comuns entre todos.

O procedimento é diferente daquele utilizado para tirar a cnh primeira habilitação, e os países que concordaram com a convenção se comprometeram a reconhecer as habilitações internacionais confeccionadas na forma convencionada.

Também reconhecem as nacionais de seu país ou de outro estado signatário, desde que o documento possua uma tradução certificada.

A convenção também apresenta algumas exceções à obrigação de reconhecimento das habilitações Internacionais e Nacionais, considerando restrições médicas aplicadas ao condutor que condicionam o reconhecimento da validade da habilitação em outro país.

Só pode solicitar a carteira de habilitação Internacional o motorista que tiver o documento válido no Brasil, ou seja, primeiro é necessário ter a CNH e esta deve estar em dia, não podendo ser suspensa ou cassada.

Em outras palavras, quem não tem a CNH não pode solicitar a habilitação Internacional, pois a permissão depende da carteira de habilitação.

Também é importante lembrar que esse documento não substitui a habilitação nacional, ou seja, só pode ser utilizado no exterior.

Quanto custa a habilitação Internacional?

Assim como no caso da adicao categoria carro, o processo para solicitar a permissão para dirigir no exterior tem um preço que varia de acordo com o estado. Por exemplo, no Acre, o custo é de R$ 117,48. Seguem demais preços:

  • Alagoas – 200,97;
  • Amapá – 150,00;
  • Amazonas – 167,22;
  • Bahia – 612,00;
  • Ceará – 115,46;
  • Distrito Federal – 290,00;
  • Espírito Santo – 270,85;
  • Goiás – 177,22;
  • Maranhão – 182,00;
  • Mato Grosso – 313,88;
  • Mato Grosso do Sul – 207,00;
  • Minas Gerais – 159,32;
  • Pará – 258,91;
  • Paraná – 79,32;
  • Paraíba – 213,98;
  • Pernambuco – 213,98;
  • Piauí – 166,40;
  • Rio de Janeiro – 135,32;
  • Rio Grande do Norte – 67,00;
  • Rio Grande do Sul – 57,60;
  • Rondônia – 97,94;
  • Roraima – 109,93;
  • Santa Catarina – 79,24;
  • São Paulo – 275,77;
  • Sergipe – 313,70.

O documento é aceito em 135 países que pertencem à Convenção de Viena e o prazo de validade é o mesmo presente na sua carteira de habilitação original. Lembrando que seu porte é obrigatório e é necessário comprovar a habilitação à autoridade de trânsito.

Para garantir ainda mais a segurança do motorista e seus passageiros, além da permissão Internacional para dirigir, é necessário estar com o passaporte.

É importante dizer que algumas pessoas não poderão ter a permissão expedida, como no caso daquelas que possuem autorização para conduzir ciclomotor.

Além disso, pessoas recém habilitadas e que possuem apenas a permissão para dirigir podem solicitar o documento. Posteriormente, se sua CNH for cassada ou suspensa, deve ser entregue junto com a permissão Internacional.

Onde tirar a habilitação Internacional?

Assim como é possível encontrar revisão elétrica automotiva preço em locais específicos, a solicitação deste documento também deve acontecer nos órgãos devidamente responsáveis.

Em primeiro lugar, é necessário que sua habilitação com foto esteja em situação regular, dentro do prazo de validade, sendo emitida pelo Detran e não estar em processo de mudança de categoria.

A solicitação pode ser feita pela internet, diretamente no site do Detran, sendo necessário ter um cadastro e fazer o login. A solicitação também pode ser feita pessoalmente, em qualquer unidade de atendimento.

O atendimento presencial, entretanto, só poderá ser realizado mediante agendamento. A solicitação deve ser feita pelo próprio motorista ou por um procurador.

Na internet, a solicitação é muito simples. Assim como na hora de renovar cnh estrangeiro, para solicitar a permissão Internacional, primeiro é necessário fazer login no site do Detran e informar todos os dados solicitados.

Depois de confirmar a solicitação, o usuário deve pagar a taxa de emissão, de acordo com as orientações descritas na opção “pagamento”. A taxa só deve ser paga se não houver nenhum tipo de impedimento.

O documento será entregue no endereço cadastrado em até 14 dias úteis após a conclusão do processo. O motorista pode verificar se a permissão foi emitida e enviada pelos Correios no site do Detran.

Caso não receba o documento dentro do prazo, pode fazer uma reclamação no site, da mesma forma se notar algum erro.

Agora, se você prefere fazer a solicitação presencialmente, primeiro é necessário fazer o agendamento em um dos polos de atendimento do Detran do seu estado.

Independentemente do modelo de veículo que vai dirigir ou se ele possui gnv carro turbo, pague a taxa do Detran para emitir a permissão, de acordo com as orientações descritas na opção “pagamento”.

Da mesma forma, a habilitação será entregue no endereço cadastrado em até 14 dias úteis depois da conclusão do processo. O solicitante também pode acompanhar a emissão no site do Detran e reclamar de atrasos e erros, por meio da plataforma.

Quando o serviço é solicitado presencialmente, o motorista precisa apresentar habilitação original, podendo ser tanto a CNH impressa quanto a CNH digital.

Caso o documento tenha sido furtado ou roubado, é necessário apresentar uma declaração de perda ou boletim de ocorrência. Além disso, o motorista deve apresentar documento original com foto, como no caso do RG, junto com o CPF.

Não se esqueça de apresentar o comprovante de pagamento da taxa. Agora, quando o documento for solicitado por um procurador, este deve apresentar a carteira de habilitação do motorista original.

Independentemente do tipo de veículo que o indivíduo pretende dirigir, como modelos com bateria de gel para carro, também é necessário apresentar o comprovante de pagamento da taxa do Detran.

O procurador também deve apresentar a procuração original com autenticidade ou semelhança, emitida nos últimos 3 meses. Quando a procuração é dada a advogado, não é necessário reconhecer firma, mas apresentar a carteirinha da OAB.

Também é obrigação do procurador apresentar documento de identificação pessoal e outros documentos adicionais, como o formulário ou reconhecimento de firma.

Quanto ao pagamento, verifique os valores atualizados no Detran do seu estado e o pagamento pode ser feito em bancos e casas lotéricas. Lembrando que as taxas do Detran precisam ser registradas no CPF do motorista.

O usuário precisa receber o documento em casa para que possa dirigir no exterior com tranquilidade, pegar estrada, frequentar estabelecimentos com demarcação de estacionamento, dentre outras possibilidades.

Para verificar se a permissão já foi emitida e enviada, é necessário consultar a opção de “acompanhamento de serviços de CNH”, no site do Detran. Ao receber o documento, verifique se todas as informações estão corretas.

Caso não receba no prazo ou a permissão tenha erros de informações, é fundamental acessar o site do Detran do seu estado para comunicar a situação. Não se arrisque tentando dirigir em um país estrangeiro sem o documento certo.

O motorista que for pego fazendo isso, estará sujeito às leis do país em que está visitando, o que pode prejudicar a viagem de férias.

Considerações finais

Antes de alugar um carro no exterior com higienização de bancos automotivos, é muito importante ter a documentação em ordem para poder dirigir.

Como vimos, é perfeitamente possível ter acesso a esse documento de maneira rápida e simples e sem burocracia. Mas mesmo sendo muito fácil ter acesso a ele, é fundamental que ele esteja presente, caso queira dirigir em país estrangeiro.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e como proceder para ter a permissão Internacional para dirigir em sua próxima viagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.