fbpx
Impostos Serviços Detran

IPVA 2021: Informações Importantes

IPVA 2021: Informações Importantes

Quem tem um veículo, sabe que o IPVA é um imposto que não pode deixar de ser pago. Mas além disso, existem outras informações importantes que você precisa estar atento para realizar o pagamento do IPVA 2021.

Então, se você é motorista de primeira viagem, ou ainda está com dúvida sobre o pagamento do imposto deste ano, neste artigo separamos informações que você precisa saber para evitar qualquer tipo de imprevisto e fazer um pagamento com tranquilidade.

 

Portanto, se você quer saber mais sobre este assunto, continue acompanhando o artigo abaixo.

O que é o IPVA 2021: Informações Importantes

O IPVA, Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, é um valor cobrado anualmente para todos os motoristas que possuem um veículo, seja carro, caminhão, moto ou caminhonete.

Esse imposto é obrigatório. Então, todo motorista que tiver um automóvel precisa pagá-lo anualmente para que consiga continuar transitando com o bem no território nacional.

O valor que é arrecadado pelo Governo através do IPVA, é utilizado em obras municipais e estaduais, sendo divididas proporcionalmente em 50% para cada situação.

Esse dinheiro coletado pode ser utilizado em escolas, hospitais ou demais obras públicas, não sendo necessário a sua utilização em reformas relacionadas ao sistema de trânsito.

Por esse motivo, é comum as pessoas confundirem o uso do dinheiro do IPVA, já que no ano de 1969 foi criada a taxa rodoviária única (TRU) em que todo dinheiro arrecadado é utilizado no sistema de transporte. Porém, essa taxa foi alterada alguns anos depois e passou a ser reconhecida como IPVA, não sendo utilizada unicamente para este fim.

Como eu posso realizar o pagamento? IPVA 2021: Informações Importantes

O pagamento do Imposto sobre propriedade de veículos automotores pode ser realizado de duas formas: à vista ou a prazo.

Para pagamentos realizados à vista, o motorista consegue desconto no valor total que ele deve pagar. No entanto, esses descontos só serão possíveis se ele realizar o pagamento dentro da data estipulada pelo Detran do seu estado.

Consulte aqui Detrans de todo o Brasil

Então, cada estado possui um sistema de Detran. Por esse motivo, essa e demais informações precisam ser consultadas no site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado.

Se tratando do pagamento do IPVA à prazo, normalmente ele pode acontecer em até 3 parcelas. Essa condição de pagamento também vai variar conforme o departamento do seu estado, por isso é preciso verificar a tabela de pagamento e a quantidade de parcelas no site do Detran do lugar em que você reside.

O atraso do pagamento desse imposto, tanto à vista quanto parcelado, levará à cobrança de multas e juros. Por esse motivo, para que você consiga evitar imprevistos e pagar um valor a mais do que realmente precisa, é necessário se manter atento às datas de pagamento.

O que acontece se eu não tiver pago o IPVA do ano anterior?

O pagamento do IPVA é obrigatório, então todo ano você precisa realizá-lo. Se você não tiver realizado o pagamento do IPVA do ano anterior, neste ano precisará pagar os dois. A cada dia que você atrasa o pagamento da dívida ou simplesmente deixa de pagá-la, maior será o valor acumulado.

No Estado de São Paulo, por exemplo, um dia de atraso corresponde a 0,3% de multa sobre o valor total. Depois de dois meses, se o IPVA ainda não tiver sido pago, a multa alcançará a porcentagem de 18%. Sendo assim, ela não vai crescer mais.

Além desta informação, o não pagamento desse imposto impede o motorista de atualizar o seu licenciamento.

O certificado de registro de licenciamento de veículo é um documento obrigatório que todo motorista precisa ter quando vai dirigir. Esse certificado dá o direito àquele bem de poder circular em território nacional. Então, sem ele, o motorista que dirigir estará sujeito à multa e até à apreensão do veículo.

É importante destacar também que o atraso e o não pagamento de imposto também leva ao nome do motorista para os órgãos de defesa ao crédito.

Qual o valor que eu preciso pagar em 2021?

Neste ano, o valor a ser pago do IPVA vai variar conforme o seu modelo de carro e o estado em que você reside. Os valores a serem pagos do IPVA são definidos conforme a tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Ela traz um valor médio dos veículos anunciados no Brasil, variando conforme o seu modelo e condição de uso.

Com base nisso, é definida uma porcentagem sobre o valor conforme a tabela. Essa será a quantia a ser paga para o IPVA. Já a porcentagem que será considerada também vai variar conforme cada estado. Em São Paulo, por exemplo, elas variam entre 1,5% a 3%.

Como saber se eu sou isento do pagamento?

Existem algumas condições que tornam você isento ao pagamento, como por exemplo, você ser portador de alguma doença. A isenção do pagamento do IPVA também vai alterar conforme o estado que você reside, já que o Detran de cada estado tem as suas próprias diretrizes.

Mas para que você possa compreender mais sobre isso, a seguir separamos uma tabela com a isenção em cada estado.

Estados: Condição:
Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas,Mato Grosso do Sul, Paraná e Acre Automóveis que possuem mais de 20 anos de fabricação.

Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte Automóveis com mais de 10 anos de fabricação.

Bahia, Ceará, Amazonas, Piauí, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Maranhão, Rondônia, Rio de Janeiro, Tocantins, Sergipe e Amapá Automóveis com mais de 15 anos de fabricação.

Mato Grosso Automóveis com mais de 18 anos de fabricação.

Como ficar por dentro das informações sobre o meu IPVA?

Conforme explicado, todas as informações referentes ao IPVA variam de acordo com cada estado, uma vez que cada um possui a sua forma de cobranças.

Então, para que você fique por dentro dessas informações e consiga realizar o pagamento nas datas propostas, e no valor correto, é necessário que você se mantenha atualizado pelo site do Detran do local em que seu carro está licenciado.

Para acessar, basta buscar pelo Detran mais a sigla do estado em que você reside. Além disso, normalmente essas informações também são transmitidas pelos jornais locais aos quais você pode assistir.

O que você achou do conteúdo que trouxemos sobre o IPVA de 2021? Se você gostou, compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe o seu comentário.

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.