fbpx
Impostos

IPVA de Carros Híbridos – Qual a Alíquota? Quais as vantagens?

Desde o ano passado, mais uma vantagem dos carros híbridos foi anunciada aos interessados em adquiri-los ou àqueles que já são compradores. E isso diz respeito justamente a um dos impostos sobre veículos mais importunos segundo a maioria dos proprietários: o IPVA.

Os proprietários de veículos híbridos (com um motor a combustão e outro elétrico), assim como ocorre nos elétricos, pelos menos na cidade São Paulo, possuem desde 2015 desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Como o IPVA é um imposto estadual pago anualmente pelo proprietário de todo e qualquer veículo automotor, esta regra só está garantida para São Paulo – conforme em seu estado se há alguma vantagem para este tipo de veículo. No caso do IPVA, é regra a prefeitura ficar com metade do valor do imposto pago por veículos emplacados no município de São Paulo.

Confira as possíveis vantagens no IPVA para carros híbridos e elétricos no seu estado e na sua cidade. Os valores e condições são variáveis em todas as regiões brasileiras.

Como forma de estimular a sustentabilidade, proprietários de carros não poluentes, terão o retorno do imposto, que cabe à prefeitura. Contudo, o proprietário deve fazer este requerimento. Em São Paulo, a alíquota para carros elétricos é de 3% do valor venal. Já no Rio de Janeiro, é de 1,5% para veículos com Gás Natural Veicular (GNV) ou veículos híbridos, e de 0,5% para carros elétricos.

Lei que regulamenta vantagens do IPVA de carros híbridos

Esta resolução partiu do decreto que regulamenta a lei nº 15.997, sancionada em maio de 2014, que dá incentivos ao uso de uma frota não poluente – esta lei contempla ainda os carros movidos a hidrogênio, que também são estudados pela indústria automobilística como alternativa.

IPVA de Carros Híbridos e suas vantagens ao proprietário

As vantagens não se restringem aos IPVA. Estes veículos possuem ainda a vantagem de serem menos poluentes, mais econômicos e são chamados de “emissão zero” – ainda mais se forem elétricos. Ainda falta muito quanto à estrutura de recarga destes carros em todo o Brasil, mas este é um bom começo. Outra vantagem é quanto aos custos com a importação de carros híbridos – a alíquota caiu de 35% para zero a 7%.

Em São Paulo, há ainda a vantagem da suspensão de rodízio para carros híbridos e elétricos. Entre os carros elétricos e híbridos mais desejados atualmente estão o BMW i3, Ford Fusion Hybrid, Toyota Prius e BMW i8, entre outros.

Veja no site várias indicações dos melhores carros híbridos do mercado mundial e a descrição de sua tecnologia. Confira!

DESTAQUE: Carros Blindados Dicas Valiosas sobre documentos!

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Gostou da matéria? Você teria um carro híbrido? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest

6 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Boa tarde, tenho um Ford Fusion Hybrid adquirido em dezembro de 2015, ao transferir para o nome de minha empresa, estava com a Placa Boituva SP e transferi para São Paulo SP, e não tive este beneficio de IPVA paguei o valor normal de 4% e este ano também questionei a respeito disso fui no Detran no ministério da fazenda eles alegam varias coisas menos o que é real, primeiro que o desconto seria para empresa isso não procede pois esta no nome da empresa, ai falou que só de empresa de aluguel, depois que o carro utiliza gasolina e não tem desconto, ainda bem que pelo o menos o rodizio está isento, como faço para restituir está diferença se realmente tem está isenção.

  • Sugiro ao blog fazer uma matería a respeito da devolução por parte da Prefeitura evidênciando que até hoje segundo informação da própria Secretaria do Verde ainda não foi feito nenhuma devolução de IPVA

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2