fbpx
Serviços Detran Veículos

Placas Unificadas no Mercosul – Saiba Tudo!

Você sabia que em breve os carros brasileiros terão as mesmas placas que outros países do Mercosul? A medida serve para unificar e padronizar as placas a fim de usar um mesmo modelo em todos os países que compõem este bloco econômico, uma vez que, devido à proximidade, muitos brasileiros viajam para estes países, bem como estrangeiros seguem viagem em nosso território. Veja como serão substituídas as placas anteriores e como funcionará esta determinação.

Placas do Mercosul aprovadas no Brasil

Todos os cinco países que compõem o Mercosul terão o mesmo padrão de placas veiculares. O projeto já foi aprovado pelas autoridades destes países e pela presidente Dilma, antes do seu afastamento. O projeto é antigo e data desde a integração do Mercosul.

placas unificadas no Mercosul

Esta determinação passa a valer 2016, mas ainda não tem data certa. O projeto foi incorporado na Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desta forma, com uma placa padrão, será mais fácil fazer a manutenção da circulação e o controle de veículos nos países do Mercosul.

Haverá ainda um sistema integrado de consultas às informações dos veículos, com todos os seus dados – como propriedade, modelo, marca, fabricação e tipo de veículo. Isso facilita muito em caso de roubos e furtos, multas e até mesmo de acidentes em diferentes países. Os demais países têm aceito muito bem esta mudança.

Como serão as placas unificadas do Mercosul

Todos os veículos registrados pela primeira vez já devem fazer uso da placa quando for registrado pela primeira vez. Apenas os modelos já em circulação ainda não precisarão mudar a placa. O desenho será o mesmo para todos os países, como ocorre na União Europeia.

A numeração terá sete caracteres, sendo quatro letras e três números. Terão ainda 40 cm de comprimento por 13 cm de largura para carros e 20 cm por 17 cm para motocicletas. A cor de fundo será branca com as letras pretas, e uma faixa azul na parte superior da placa com o emblema do Mercosul à esquerda e o nome do país com sua bandeira à direita.

Nas placas especiais, o que muda é a cor dos caracteres e não mais a cor de fundo. Ficará desta forma:

  • Particular: preto
  • Comercial e de autoescola: vermelho
  • Oficial: azul
  • Diplomático/consular: dourado
  • De coleção: prateado
  • Especiais (de teste): verde

Gostou do artigo? Você acha que a unificação das placas será benéfica? Deixe um comentário!

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Veja Também: Lei de carro sem imposto embutido

Imagens: Pinterest

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2