fbpx
Carros usados Manutenção de Carros Veículos

Que óleo usar para completar o nível de óleo do motor ?

Que óleo usar para completar o nível de óleo do motor ? Essa é uma dúvida comum e frequente que as pessoas possuem na hora que precisam completar o óleo para atingir o nível aceitável para o bom funcionamento do motor.

Essa questão é muito levantada principalmente nos veículos que encontram-se em garantia de fábrica.

O consumidor fica com receio de utilizar um lubrificante qualquer que possa comprometer o funcionamento do motor e acabe gerando um problema de perda de garantia.

Que óleo usar para completar o nível de óleo do motor ?

Que óleo usar para completar o nível de óleo do motor ?

Conhecemos inúmeros casos em que o consumidor fica perdido principalmente quando está efetuando alguma viagem e acaba descobrindo que o nível de óleo de motor encontra-se muito baixo.

Então aqui estão nossas recomendações :

  • Primeiramente a medição do nível do óleo do motor deve ser feito de maneira correta, ou seja nunca efetue a medição com o carro em funcionamento ou que tenha acabado de desligar e em locais com desnível do piso . Cenário Ideal : Desligue e espere pelo menos uns 3 minutos para efetuar a medição.
  • Se a medição for efetuado em um posto de gasolina , aconselho acompanhar a medição para perceber se o frentista inseriu completamente a vareta no interior do compartimento. Dizemos isso pois infelizmente existem frentistas que propositalmente não medem direito o nível de óleo de motor, apenas para vender 1 litro de lubrificante ,ganhando assim uma comissão sobre a venda.
  • Caso realmente for necessário completar o nível, não aceite qualquer recomendação. Geralmente em um posto de gasolina irão oferecer o produto mais caro possível e possivelmente fora da especificação correta do fabricante.
  • Verifique a especificação correta do Lubrificante (óleo de motor) que a montadora recomenda no manual do seu veículo, solicitando assim ao vendedor o óleo adequado que não irá afetar o bom funcionamento do motor .
  • Caso você não encontre o lubrificante da mesma marca, não se preocupe. Você pode utilizar uma marca alternativa, desde que uma marca de qualidade. O mais importante é que as especificações de fábrica sejam compatíveis.
  • Não ande com seu veículo com nível de óleo de motor abaixo da marca mínima da Vareta de Medição.
  • Ao completar o óleo , confira para que o nível do óleo não esteja acima da marca Máxima , pois óleo de motor em excesso também traz danos em outros componentes do motor .

Veja também :

por  Rogério Galvão

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2