Recall de Carros – Como saber se seu carro precisa de Recall ?

Recall de Carros – Como saber se seu carro precisa de Recall ?

Um dos itens de segurança mais importantes que as montadoras oferecem é o chamado Recall. No processo, o dono do veículo é convidado a levar seu veículo à fabricante, para que este realize alguma correção em algum item do veículo. 

Na maioria dos casos, por mais que a empresa realize testes antes de disponibilizar o veículo, os carros eventualmente podem sair com algum problema de fábrica.

recall de carros

Seja uma porta que não fecha de maneira correta ou um airbag defeituoso, são diversos motivos que podem trazer transtorno aos motoristas e passageiros do veículo.

Dessa forma, as empresas possuem o chamado Recall de carros, que é de extrema importância para o trânsito. Mas nem todos compreendem isso, pois a taxa de proprietários de carros que atendem à campanha é bem pequena. Isso pode gerar diversos problemas e até acidentes, que em alguns casos chegam a ser fatais. 

Importância do recall de carros

O primeiro tema que vamos abordar é sobre a importância de realizar o recall  assim que a empresa o convocar, e não importa se o veículo é usado com muitos anos de uso. 

As montadoras possuem sistemas que verificam o carro durante a montagem e pós-montagem e principalmente elas agregam informações recorrentes de probelmas em veículos nos serviços de pós vendas através de suas concessionárias autorizadas.

Quando detectado algum problema relevante através destes processos, o fabricante determina um Recall de carros.

A não realização de um Recall de carros, pode trazer sérios riscos aos ocupantes do veículo e por isso a empresa realiza diversas campanhas publicitárias convocando os donos de alguns modelos para levá-los a suas oficinas autorizadas e fazer o reparo imediato do problema detectado.

Importante destacar que este é um procedimento sem custos para o proprietário do veículo, então não há motivos para não realiza-lo principalmente por questões de segurança.

Risco de não efetuar o Recall

Como já mencionamos, o RECALL tem como principal objetivo solucionar problemas de segurança. Porém, no Brasil a taxa de sucesso do processo é bem baixa, visto que a maioria dos motoristas não entendem os riscos reais de não efetuar o recall.

Um dos maiores exemplos, que mostram o risco de não levar o carro para a montadora, são os airbags mortais da empresa de peças Takata. A fabricante japonesa faliu, mas antes disso fez parte de um dos maiores escândalos que o mundo já assistiu: os airbags mortais. 

recall de carros - airbag

No Brasil apenas metade dos carros com o item defeituoso atenderam às campanhas das montadoras. Então, até os dias atuais existem acidentes com vítimas envolvendo esse erro. 

Com base nisso, é possível entender o principal risco de não efetuar o recall: o perigo que isso traz para a preservação da vida.

Para um veículo rodar bem, ele precisa estar 100% regulado e com todos os componentes em pleno funcionamento. Se ocorrer algum erro, diversos problemas vão acontecer. Por exemplo, falhas na rodagem ou, em casos extremos como acidentes, falhas nos itens de segurança.

Dessa forma, é imprescindível que o motorista, que possui um veículo que está sendo chamado, leve seu carro para a montadora. Isso evita futuros acidentes e previne danos ao automóvel e a vida do motorista.

Consulte se seu Carro precisa de Recall 

Fizemos uma relação com as principais montadoras de veículos. Acesse os link do fabricante do seu veículo para saber se seu carro precisa ou não de Recall. Tenha em mãos principalmente o número do Chassis de seu veículo:

  1. Recall Honda 
  2. Recall Toyota 
  3. Recall Fiat 
  4. Recall VW
  5. Recall Ford
  6. Recall Chevrolet
  7. Recall Hyundai
  8. Recall Caoa Chery
  9. Recall Audi 
  10. Recall BMW
  11. Recall Citroen
  12. Recall Renault
  13. Recall Jeep 
  14. Recall Mitsubishi
  15. Recall Nissan
  16. Recall Mercedes Benz 
  17. Recall Subaru
  18. Recall Porsche

Recalls mais famosos 

Para seu conhecimento , confirma alguns recalls de carros que se tornaram famosos através de campanhas de divulgação :

Recall do Chevrolet Onix

Uma das campanhas mais famosas que presenciamos foi o recall do veículo mais popular da Chevrolet: o novo Onix. Desde 2015, o carro é líder de vendas e quando ocorre algum erro em sua fabricação, diversos motoristas sofrem. Afinal, essa liderança é bem folgada, mas apesar disso ocorreu um escândalo envolvendo o produto. 

recall do onix

Após lançarem a segunda geração do Onix, alguns motoristas começaram a relatar incêndios. Um dos primeiros casos foi filmado, e aconteceu em setembro de 2019, no pátio da montadora em Gravataí.

Nem 2 meses depois, começaram a surgir relatos em outras unidades da Chevrolet. 

Porém, felizmente, nenhum motorista e nenhum envolvido na fabricação do carro se feriu. Mas isso trouxe medo para os amantes dos veículos e trouxe um risco de não aceitação do novo Onix.

O defeito estava no software que gerenciava o motor, e que por sua vez aumentava a pressão e a temperatura e levava à quebra da câmara de combustão. Um líquido em alta temperatura vazava, e com isso um incêndio era iniciado.

Então, a Chevrolet vendo isso iniciou uma campanha convocando 19.050 Onix Plus, que possuíssem motor 1.0, para um Recall

A aceitação ao recall da Chevrolet foi satisfatória com diversos proprietários levando seus carros para reparo e após isso, nenhum novo incêndio foi relatado. 

Fiat Stilo

Em 2008, o Fiat Stilo também fez parte de um escândalo de recall, agora por falhas nas rodas. Na época o carro ainda era fabricado, mas alguns motoristas começaram a sofrer acidentes, pois as rodas traseiras se soltavam em pleno movimento.

fiat stilo recall rodas

No início a marca não reconheceu o erro e afirmou que esse problema ocorria por conta do impacto da colisão. Todavia, os acontecimentos continuaram a acontecer e por isso uma investigação foi aberta para identificar o real problema.

Em 2010, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, afirmou que as rodas se soltavam por conta de problemas no cubo das rodas traseiras. Então, foi determinado que a Fiat convocasse um recall e pagasse uma multa de R$3 milhões. 

Foram chamados 52 mil motoristas, que possuíssem o Stilo 2004 à 2008, que tivessem freios a tambor. Outros modelos, com freios a disco, não tiveram o problema detectado.

VW Fox

Por último vamos falar sobre um dos veículos mais populares da Volkswagen: o Fox. Em 2008, alguns motoristas começaram a se queixar após ter seus dedos decepados pelo banco de trás do carro. 

O acidente acontecia quando os motoristas tentavam abaixar o banco traseiro. Para fazer isso, era necessário puxar uma fita localizada em um argola de metal, mas que em alguns casos prendia o dedo do motorista. Em seguida, o banco descia de maneira violenta e provocava lesões.

Assim como a Fiat, a Volkswagen não assumiu seu erro prontamente, e portanto algumas vítimas abriram processo contra a empresa. Então, o Ministério da Justiça aplicou uma multa de R$3 milhões e obrigou a empresa a assinar um Termo de Ajuste de Conduta.

Por fim, o Fox passou por um processo de recall, que foi um dos maiores já vistos no país. Isso porque envolveu todos os produtos da linha Fox, desde o início da fabricação. Foram cerca de 511 mil automóveis chamados pela montadora, e após isso, a empresa começou a colocar instruções para evitar acidentes. 

Esse é mais um caso de empresas que realizaram o recall de maneira forçada, visto que somente foi iniciada a campanha após a justiça ter sido acionado. 

E se você possui algum dos veículos descritos acima, leve-os na empresa agora mesmo!

Por Blog.unicodono.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.