Carros usados Geral Manutenção de Carros Veículos

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão – Dicas de Manutenção

Você já deve ter ouvido falar sobre a manutenção preventiva de um carro, porém, mesmo assim muitas pessoas parecem não levar isso muito a sério e não têm noção do quanto é importante!
A manutenção preventiva nada mais é do que, como o próprio nome diz, prevenir que problemas aconteçam e, dessa forma, permitindo que você gaste muito menos com manutenções corretivas ou emergenciais.

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão – Dicas de Manutenção

Por isso, vamos mostrar algumas das vantagens e as razões para se fazer manutenções preventivas regulares no seu carro e, com certeza, você chegará a conclusão de quão benéfico está prática pode ser.
Um dos pontos que você precisa observar é até quando vai a garantia do seu veículo e a partir de qual período é necessário fazer as manutenções regulares das variadas partes do veículo.
É sempre importante procurar uma oficina de sua confiança ou recomendada pelo fabricante, para realizar tais manutenções, dado que estas poderão identificar eventuais problemas com mais assertividade e irão praticar um preço justo.
Procure seguir as informações contidas no manual do proprietário, garantindo que seu carro estará sempre funcionando perfeitamente e evitando muitas dores de cabeça no futuro, principalmente referente a gastos elevados com oficinas mecânicas e, acima de tudo, preservando a sua segurança.

Veja o que é verificado em uma manutenção preventiva:

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão - Dicas de Manutenção

Troca de óleo e filtro de Óleo :  Efetue a troca de acordo com o que está indicado no manual do proprietário, verifique as especificações técnicas do lubrificante recomendado, e confira o nível do óleo do seu veículo regularmente, pois muitos veículos , mesmo os mais novos, costumam baixar o nível do óleo após ter rodado em torno de 2 mil quilômetros rodados .

Filtro de Ar do Motor : Sua durabilidade é estimada em até 20 mil quilômetros , porém dependendo do tipo de trânsito recomenda-se a verificação a cada 10 mil quilômetros.

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão – Dicas de Manutenção
Filtro de Ar Condicionado : Fundamental sua avaliação a cada 6 meses de uso. Ele retém impurezas , e é um fitro que prolifera o acúmulo de fungos e bactérias. Trocar o filtro de ar condicionado e higienizar o sistema é altamente recomendado tanto na questão de saúde como na eficácia do funcionamento do ar condicionado de seu veículo

Filtro de Combustível : Na maioria de modelos de veículos  é recomendado efetuar a troca do filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros . Isso ocorre principalmente por causa da má qualidade de combustível em alguns postos de gasolina. Confira no manual de seu veículo a recomendação de troca , pois muitos carros modernos possuem filtros de combustível mais complexos , que aguentam uma rodagem maior para troca.

Aditivo do Radiador e Fluídos de Freio : A cada dois anos, o aditivo do radiador e o fluido do sistema de freios deverão ser trocados. O Aditivo do radiador é fundamental para manter a refrigeração adequada do motor.  O sistema de freios é um dos itens mais importantes no que se refere à segurança do veículo e a cada 2 anos .

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão – Dicas de Manutenção

Cuidados com os Pneus :  Verifique a necessidade de troca de pneus, assim como seu rodízio, balanceamento e alinhamento. Fique atento ao desgaste dos pneus. Desgastes nas partes internas do pneus , ou nas partes da banda de rodagem externa indicam problemas de alinhamento e balanceamento ou mesmo de suspensão . Confira também  a calibragem dos pneus a cada 15 dias.  Dica importante: a correta calibragem dos pneus ajuda a consumir menos gasolina, ao aumentar a eficiência na rodagem do veículo.

A cada 30 mil quilômetros , os itens de suspensão deverão ser verificados por um mecânico de confiança; Amortecedores , molas , batentes e coxins costumam apresentar folgas por causa do mau estado de algumas de nossas rodovias e vias urbanas com tantos buracos . O Mecânico deverá avaliar se existem vazamentos nos amortecedores , ou perda da ação dos mesmo . Se o veículo estiver com suspensão muito “mole” , provavelmente os amortecedores  deverão ser trocados.

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão - Dicas de Manutenção

Pastilhas de Freio : Devem ser verificadas a cada 10 mil Quilômetros . Geralmente duram mais, mas dependerá muito do tipo de condução do condutor do veículo.

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão - Dicas de Manutenção
Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão – Dicas de Manutenção

Correia Dentada : Verificação do estado da correia dentada do motor, assim como os tensionadores e esticadores. Para se ter uma ideia, as peças feitas de borracha têm uma durabilidade média de cerca de 50 mil quilômetros. Mas cada modelo de veículo possui a sua recomendação própria. Verifique no manual do veículo , qual a recomendação correta para efetuar a troca em seu veículo . Esse é um item que não pode ser esquecido , pois uma quebra de correia dentada poderá acarretar um prejuízo enorme na reparação.

Troca de Óleo, Pneus , Suspensão, Revisão – Dicas de Manutenção

ATENÇÃO : Procure não andar com o carro na reserva de combustível. Isso pode fazer com que sujeiras depositadas no fundo do tanque sejam levadas diretamente para o sistema de injeção eletrônica do veículo. Isso acarretará em sérios danos em seu veículo.

Faça o ajuste das velas e cabos. Se eles estiverem desajustados poderão aumentar o consumo de combustível.
Você pode notar que são coisas simples de serem feitas e que tornarão maior a vida útil do seu carro mas, principalmente, sua segurança, bem como também a de outras pessoas, estarão preservadas.

Infelizmente, o brasileiro de um modo geral só se preocupa em ver como está o seu carro quando vai fazer uma viagem, por exemplo. Não deveria ser assim, pois manutenções preventivas regulares poderiam reduzir os gastos anuais com oficinas mecânicas e aumentar a segurança de nossas ruas, estradas e rodovias.

É claro que vai haver um custo com tudo isso, mas se pensar um pouco mais à frente, o custo x benefício valerá a pena. Sem falar na economia de combustível, que torna o ganho ainda maior nos dias atuais. Quando o seu carro está na garantia, uma parte desses custos estão cobertos mas não é por esse motivo que você deve se descuidar da manutenção preventiva. Existem itens que não são cobertos, caso se verifique que foi devido a um mau uso pelo condutor.

Pensando nos dias de hoje, com os preços altos dos veículos, se o seu carro estiver em perfeito estado, poderá ficar com ele durante muitos anos e se por um acaso quiser vendê-lo, seu carro estará tão bem conservado que não levará muito tempo para vender e ainda poderá vender ele com um preço bem atrativo.

Se você usa o carro diariamente, é essencial que redobre a atenção. Você não quer passar pelo estresse de ficar enguiçado no meio da rua, não é mesmo? Pense nos gastos com mecânico, reboque, além da dor de cabeça… Aquela manutenção preventiva, que poderia ter evitado tudo isso, não vai parecer tão cara nesse momento.

Qualquer barulho diferente, se achar que o veículo está consumindo combustível de modo anormal, que os pneus estão se desgastando mais do que o comum, ou ao dirigir sente que o volante está pesado, ou está tendo que pisar fundo no freio, não demore a procurar um mecânico de confiança, antes que o dano seja maior, colocando em risco sua saúde financeira e física.

Faça, sempre que possível, a manutenção preventiva de seu carro!

Por Rogério Galvão

Unicodono.com.br

Recomendados

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se Para Receber Nossas Novidades Automotivas

E-mail:

Siga-nos no Facebook

Auto Shopping Cristal