Boleto de IPVA falso – O que fazer para se proteger?

Todo início de ano é a mesma coisa: golpistas enviam para os proprietários de automóveis boletos de IPVA falsos – e até mesmo de outros serviços, como renovação de hospedagem de site ou taxas de participações em entidades empresariais inexistentes, por exemplo. O pior de tudo é que muitas pessoas caem neste golpe e pagam os valores sem se questionar.

Os boletos de IPVA falsos são mais comuns em janeiro, mas muitos têm recebido estas mesmas cobranças também em fevereiro e março, muitas vezes alegando débitos em aberto e atrasos. Os casos têm ocorrido principalmente em São Paulo, mas há relatos em outros estados.

DESTAQUE: Grand Siena 2017 – Veja quais são as novidades deste modelo

Como reconhecer um boleto IPVA falso

Os boletos verdadeiros de IPVA seguem um padrão. Os boletos de IPVA verdadeiros são emitidos pela Secretaria da Fazenda para os donos de veículos geralmente em janeiro de cada ano. Entre as informações constantes no documento, há o número do Renavam do veículo, a marca e o modelo e o valor do pagamento à vista e parcelado. No fim da página, o alerta: “este aviso é meramente informativo”.

boleto IPVA falso

Não se deve considerar neste caso o código de barras, que em boletos falsos de IPVA são comuns. Caso não tenha informações deste tipo ou se os números não procedem, o proprietário deve suspeitar de sua legitimidade. Vale lembrar que o DETRAN ou outras entidades não enviam documentos ou boletos por e-mail.

boleto IPVA falso

Outra maneira de se inteirar sobre o IPVA e outras taxas referente ao seu veículo é consultar a página do DETRAN de sua região. Para isso, tenha em mãos os documentos do veículo, pois será necessário pelo menos informar o número do Renavan e a placa do carro para a consulta.

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Veja também: Jeep Renegade 2017 – Conheça a nova versão! Confira!

Gostou da matéria? Já recebeu um boleto de IPVA falso ou suspeito? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest/Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.