fbpx
Automóveis Manutenção de Carros Veículos

Como funciona o Catalisador do veículo ?

Como funciona o Catalisador do veículo ? Todos os veículos fabricados no Brasil desde 1983 contam com o catalisador. Até aí nenhuma novidade. nas será que você sabe como este equipamento funciona?

O verbo catalisar significa estimular ou acelerar uma reação. E é exatamente o que faz esse dispositivo antipoluente acoplado ao escapamento, ao finalizar a combustão que não aconteceu por completo no motor.

Como funciona o Catalisador do veículo ?

Ao passar pelo catalisador , os gases emitidos pela queima da gasolina são filtrados por uma estrutura em forma de colméia.

Ela é composta de duas substâncias químicas (paládio e molibdênio), que reagem com esses gases,convertendo-os em vapor de agua e outros gases não tóxicos,como gás carbônico e o nitrogênio.

A maioria dos fabricantes posiciona o catalisador na região debaixo do banco do passageiro dianteiro , a uma distância suficientemente distante do motor,mantendo a temperatura em níveis que não o afetarão .

Hoje,porém com os mais variados avanços tecnológicos são inúmeros os modelos que vêm com catalisador instalado atrás do coletor do escapamento.

Os gases tratados pelo catalisador após filtrados viram vapor de água , conforme figura acima.

As porcentagens de redução da emissão dos gases tóxicos podem atingir cerca de 90 %  .

A vida útil do catalisador é longa , podendo chegar aos 100.000 kms sem apresentar problemas.

O Catalisador só funciona em temperaturas bastante elevadas. É perto dos 400 graus centigrados que ele entra em operação.

Unicodono.com.br

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2