COMO SABER SE A GASOLINA É BOA OU ADULTERADA

COMO SABER SE A GASOLINA É BOA OU ADULTERADA : Em épocas, onde o combustível está nas alturas, o que as pessoas menos querem é pagar muito por algo adulterado.

Por isso, o jeito é ficar bem  esperto quando aquele posto vier com preços muito baixos e promoções relâmpagos.

Existe um cartel entre muitos postos, ou seja, o preço é praticamente o mesmo para todos, por isso é difícil alguém estar vendendo gasolina ou etanol tão barato.

COMO SABER SE A GASOLINA É BOA OU ADULTERADA

Normalmente, se isso está acontecendo, pode ter quase certeza de que o combustível é adulterado.

Para não cair nesse truque e acabar prejudicando e muito o seu veículo, confira abaixo, como saber se a gasolina é boa ou adulterada.

Lembrando que esse é um experimento químico, sendo assim, caso não tenha segurança em realizar em mesmo, peça a alguém que conheça da área e tire a prova.

Antes de tudo, para realizar o teste em casa, você precisará dos seguintes itens:

• Gasolina

• Proveta

• Copo de água

Com esses itens já separados, misture 50 ml de água com 50 ml de gasolina. Tente pôr as medidas exatas, recomenda-se usar um funil e um medidor.

Ao realizar a mistura, você irá perceber que a água não se mistura com a gasolina, uma vez que a mesma é mais densa, e por isso, ficará na parte debaixo da solução.

Na divisão feita anteriormente, de 50 ml de água e 50 ml de gasolina, você perceberá que a água tornou-se mais volumosa, já que o álcool seu uniu a ela.

Para saber se a gasolina não é adulterada, faça a medida de quanta água está presente no recipiente após a mistura.

A quantidade de etanol não pode ser superior a 25% de gasolina, ou seja, 12,5 ml. Com 50 ml de gasolina e 50 ml de água, se após a mistura, a quantidade de água subir mais do que 12,5 ml, significa que o combustível é adulterado, visto que essa sobra é de etanol.

Dica importante:

Jamais faça o experimento próximo a qualquer fonte de fogo e use óculos e luvas de proteção. Além disso, a experiência deve ser feita apenas por adultos.

Faça o teste com a gasolina dos postos perto de sua casa.

Caso encontre irregularidades, denuncie para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) pelo telefone 0800 970-0267.

Consulte aqui a Tabela Fipe  o valor de seu carro usado Unico Dono !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.