fbpx
Automóveis Veículos

Consórcio de Carro ou Financiamento ?

Essa é uma pergunta frequente na hora de comprar um carro novo ou carro usado : Consórcio de Carro ou Financiamento?

Planejamento adequado na compra de veículos, muitas vezes é esquecido por muitos de nós consumidores ,pois  não estamos acostumados a fazer as contas na ponta do lápis , não é mesmo ?

A grande avalanche de incentivos do governo, dos fabricantes e instituições financeiras nos últimos anos fizeram o consumo crescer espetacularmente, mas infelizmente de maneira desordenada , gerando o aumento da INADIMPLÊNCIA .

Consórcio de Carro ou Financiamento ?
Consórcio de Carro ou Financiamento ?

Essa inadimplência muitas vezes é gerada por causa de juros absurdos que torna o pagamento das parcelas uma tarefa difícil , pois vai aos poucos afetando no orçamento doméstico das pessoas. Por isso é importante  lembrar o consumidor sobre a modalidade de Consórcio de carro , ou mesmo outros tipos de consórcios , como consórcio de imóvel, consórcio para reformas e até mesmo para cirurgia plástica , bem comum nos dias de hoje .

Mas falando nesse caso especifico, o consórcio de carro  com certeza é uma excelente  opção de compra programada de um veículo. No consórcio de carro  as taxas de administração estão em média 15% a 20 %  para período de 50 meses , mas não podemos esquecer que as parcelas podem subir caso haja aumento do fabricante.

De qualquer forma é um custo bem mais baixo que o financiamento. A desvantagem é ter de aguardar para ser contemplado via sorteio mensal , ou recorrer a dar lances mensais para acelerar a contemplação da carta de crédito.

Consórcio de Carro ou Financiamento ?

No caso dos financiamentos, para valer a pena, a sugestão de especialistas é dar uma entrada alta  de pelo menos 50% do valor do veículo e encurtar o máximo o prazo de pagamento do veículo.

Nesse caso o preço de adquirir o bem rapidamente valeria a pena, caso contrário melhor seria programar a compra de uma cota no consórcio de carro para não acabar pagando o preço do veículo em dobro ou até vezes mais do que o dobro . Infelizmente é muito comum isso acontecer.

Outro detalhe que deve muito ser levado em conta, é com relação a escolha da empresa do Consórcio . Muitos vendedores de consórcio na ânsia de vender mais , ocultam informações importantes que podem encarecer o produto. Verifique a taxa de administração cobrada pelo Consórcio de carro. Como os consórcios são isentos de cobrança de juros é necessário ficar muito atento as diferenças das taxas administrativas.  Faça uma boa pesquisa com relação a isso , pois conforme dissemos , as taxas administrativas dos consórcios variam de 15% a 20% essa diferença de 5% que podem variar de Consórcio para Consórcio pode representar o valor de R$ 2.500 reais a mais em uma carta de crédito de R$ 50.000 reais.

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Qualquer dúvida entre em contato conosco no email :

atendimento@unicodono.com.br

abs

Por Rogério Galvão

Unicodono

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.