Câmbio Automático Problemas ? Se você está pensando em comprar um carro usado com câmbio automático , vale a pena sempre consultar algum mecânico especializado que entenda bem do assunto antes da compra.
Lembrando que um reparo em um carro com câmbio automático pode custar de R$ 5 mil a R$ 8 mil reais para veículos médios.
Recentemente realizamos uma entrevista com o Especialista em Câmbio Automático Reinaldo Sammarco da Empresa Câmbio Center , tradicional neste segmento em São Paulo.
Confira as 5 passos essenciais que foram destacados nesta entrevista :
1)Visualizar o Compartimento do motor:
Ao Abrir o capô do carro , verifique se existe alguma mangueira do sistema de arrefecimento do motor muito nova , que destoa das demais mangueiras do veículo.
Isso porque o sistema de refrigeração do motor , as mangueiras que entram e saem do reservatório de água do radiador , é integrado ao sistema que refrigera também o sistema de transmissão do veículo.
Se algum problema de aquecimento vem afetando o veículo em questão , a temperatura extrema , a falta de refrigeração tanto do sistema do motor como o sistema de transmissão é muito afetada pelas altas temperaturas.
Temperatura extrema danifica e diminui a vida útil de qualquer motor e consequentemente da transmissão automática.
Portanto , olho nas mangueiras , se ela se apresenta muito nova , destoando das demais , pode sugerir que foi trocada por super aquecimento. Então vale a pena ficar atento neste quesito.
2) Verifique o carro por baixo :
Veja se você consegue levantar o veículo em alguma oficina ou em um posto de gasolina para ser analisado se existem vestígios de vazamentos na região do Motor e Câmbio.
Caso não consiga alguém para levantar seu carro , o jeito é se agachar mesmo e com a própria luz do celular tentar tirar algumas fotos para analisar se há vazamentos.
Vazamento significa reparos e gastos imediatos.
3) Primeiro teste com Veículo Completamente FRIO :
Ideal 4 a 5 horas de Descanso antes de testar o carro : O primeiro engate do carro em D (drive) , o veículo tem de responder ao engate em até 2 segundos.
Se ele demorar mais do que 2 segundos , é sinal de problema de vedação interna ou nível de fluído (óleo de câmbio) muito baixo.
Isso pode sugerir que ele irá precisar de uma manutenção de lubrificação ou algo mais sério como retirar vazamentos e trocar alguma peça interna.
Agora com o veículo em movimento , verifique se as mudanças de marchas estão normais e precisas , sem trancos e sem patinação.
4) Teste de rodagem em trânsito Intenso :
Procure um local de trânsito bem intenso , para que seja feita as trocas para e anda com maior frequência.
Se após uns 15 minutos em trânsito intenso , o veículo se comportar da mesma forma que quando ele estava mais frio , isso é um bom sinal , de que o câmbio está com suas funções de trocas normais.
5) Teste de rodagem na estrada :
Procure um local de estrada , para que você consiga analisar todas as mudanças de marchas , se ocorrem sem obstruções.
Pare um pouco no acostamento e inicia todas as mudanças novamente . Ao reduzir a velocidade do carro , pise com mais força no acelerador para testar as retomadas rápidas (chamado QUICK DOWN) .
Sinta se aparecem trancos ou se o carro não “patina” nas marchas. OBS: Vale lembrar também a importância de se obter com o vendedor do carro usado , se existe um histórico das manutenções efetuadas no veículo ,não somente com relação ao câmbio , mas também todo o histórico de manutenções efetuadas.
Isso evitará gastos desnecessários e irá contribuir para a segurança de seu veículo.
Câmbio Automático Problemas ? Como Avaliar ?
Confira o vídeo completo :
https://youtu.be/7WJLZk3LqNU
Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !
Por Rogério Galvão Unicodono.com.br