fbpx
Carros usados Serviços Detran Veículos

Como Saber se o Carro Usado é Unico Dono ou Não

Como saber se o carro usado é Único dono ou Não ? Existem algumas maneiras bem simples de verificar a procedência de um veículo usado.

Vamos destacar algumas :

1) VERIFIQUE OS DOCUMENTOS : 

Tanto no documento de porte obrigatório – CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) , ou mesmo o documento de transferência do veiculo  existem os campos “PLACA” (com a placa do veículo) e outro campo abaixo que diz :   “PLACA ANT / UF” , que significa “Placa anterior e Unidade da federação” .

Se este campo  “PLACA ANT / UF” estiver preenchido e repetido  com a  placa do veículo , significa que anteriormente o veículo já passou por outro ou outros proprietários.

Já quando o veículo é comprado OKm em uma concessionária, então este campo estará preenchido com os dizeres : “NOTA FISCAL” ou preenchido com asteriscos “*********” , ou seja, não houve placa anterior significando claramente que o veículo é de procedência “Unico dono“. (Acesse site de Veículos Unico dono )

Como Saber se o Carro Usado é Unico Dono ou Não

2) VERIFIQUE O MANUAL DO VEÍCULO :

Confira o preenchimento do manual do proprietário do veiculo.

Ali também deve constar  as informações do 1.o proprietário que deve estar  igual ao nome que consta no  documento do veículo,  apesar de que em alguns casos  muitas concessionárias esquecerem de preencher este campo infelizmente.

Aproveite também esta excelente oportunidade para verificar no manual as questões de revisões efetuadas no veículo. Importante que as primeiras revisões (em geral até 30.ooo kms ou 2 anos) , tenham sido efetuadas na concessionária autorizada  por questões de garantia do veículo.

Alguns proprietários cuidadosos mantém guardado as notas e ordens de serviços destas manutenções realizadas, aliás ótimo adquirir veículos de proprietários com estas características.

3) SOLICITE A NOTA FISCAL DE COMPRA DO VEÍCULO 

Essa com certeza é a maneira mais simples de verificar a procedência do veículo “Único dono“.

Geralmente as pessoas costumam guardar a nota fiscal de compra do carro OKM, mas muitas vezes não a encontram na hora de revender.

Mas vale a pena insistir para que a pessoa consiga a cópia da NF.  Caso você estiver adquirindo o veículo de uma loja de veículos multimarcas ou de uma concessionária, dificilmente elas terão esta cópia para te passar.

Por isso a importância de verificar os 2 itens anteriores.

Como Saber se o Carro Usado é Unico Dono ou Não

Mais Detalhes Importantes

Vale destacar algumas condições especiais que poderão gerar duvida se o carro usado é realmente único dono ou não :

  •  Quando o veículo foi comprado Okm , através de  LEASING, o veiculo ficará em nome da Instituição financeira até sua quitação .

Após quitado será transferido em definitivo para o dono do veículo , ou seja , o campo NOME ANTERIOR no documento do veiculo poderá aparecer o nome do Leasing , ao invés do nome do atual proprietário.

Nesse caso mesmo o documento ter tido 2 (dois) proprietários , ou seja o Leasing , e em seguida o comprador ,não significa que o veículo não seja “único dono”.

Para ter certeza verifique o manual do carro e solicite a nota fiscal para conferir as informações.

  • Veículos de procedência  Único dono , mas que estiverem sendo vendidos em concessionárias e ou lojas de carros:

Neste caso também nos documentos podem não constar o campo “PLACA ANT / UF”  = “NOTA FISCAL”  ou   “**********”   e isso poderá gerar   alguma duvida .

Mas também não siginifica que o veículo não tenha sido “unico dono” e sim as empresas de veículos estão seguindo as regras obrigatórias deste tipo de comércio, pois eles são obrigados a transferirem os veículos para suas empresas antes de revende-los ao consumidor.

Por isso mais uma vez vale salientar a verificação sempre dos demais itens para ter certeza do que o consumidor está comprando realmente.

Mais dicas no  vídeo :

Estou a disposição
Rogerio Galvao

Consulte aqui a Tabela Fipe  o valor de seu carro usado Unico Dono !

5 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Bom dia
    Você sabe me dizer se eu sou obrigada a levar o veículo à cidade onde eu comprei para consertar algum.defeito apresentado no tempo coberto pela garantia? E esse custo de deslocamento quem deve arcar? O comprador ou o vendedor? Obrigada

  • Prezado,
    Achei uma inconsistência em seu artigo .
    -Se este campo “PLACA ANT / UF” estiver preenchido e repetido com a placa do veículo , significa que anteriormente o veículo já passou por outro ou outros proprietários.-
    Possuo um carro único dono que não possui mais asteriscos, sem nunca ter mudado de proprietário.

    • Caro Wagner , tudo bem? Agradeço sua colocação ,
      como disse no artigo , em alguns casos podem ocorrer situações que não aparece o Nota fiscal , ou os “asteriscos” ,
      isso pode variar por região , regras do Detran do Estado , como também carros que foram comprados via Leasing , ou outras situações ,
      por isso que ressalto que é necessário conferir outros detalhes importantes para verificar a procedência, bem como a nota fiscal de compra , manual preenchido , documentos anteriores etc.
      Grande abs
      Rogério Galvao

  • Entendi perfeitamente as informações sobre placa anterior mencionadas no artigo, mas no documento do meu carro consta uma outra placa do mesmo estado, sei que meu carro teve um dono anterior, mas não entendi porque consta uma placa diferente da placa atual. Poderia explicar?

    • OI Wilson , blz ?
      Se estiver em branco , provavelmente não teve dono anterior , ou seja , foi emitido a Nota fiscal . de qualquer forma verifique o manual para conferir os dados do primeiro proprietário .

      abs
      Rogerio

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2