Outros Segurança

Dicas para checar seu carro antes das férias – Saiba tudo!

Sempre na metade do ano e no seu final, o fluxo de veículos nas estradas aumenta em decorrência das férias. É tempo de cair na estrada com a família ou com os amigos, mas não sem antes conferir alguns itens importantes, que irão garantir a sua segurança e a as ótimas condições do seu veículo. E pensando nisso, o pessoal do Blog Único Dono decidiu fazer um checklist para que você faça a manutenção ideal do seu veículo antes de sair de férias. Confira!

Saindo de férias – Dicas de segurança!

Veja estes 8 passos para garantia a segurança em suas férias ao sair de carro:

1) De olho na manutenção do seu veículo: Jamais saia de férias sem colocar a manutenção veicular em dia. Siga, neste caso, o manual do proprietário. É este o documento que indica as quilometragens para a revisão dos itens e a economia de combustível e as condições adequadas do veículo. Revise as condições do sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias. Dê atenção ao funcionamento de todas as luzes do veículo e também dos itens obrigatórios. Não deixe de conferir a calibragem dos pneus e o nível de água e óleo.

férias

2) Esteja com a documentação em dia: Verifique se todas as taxas e multas estejam pagas e tenha a documentação obrigatória em mãos na hora de viajar para evitar problemas burocráticos no percurso.

3) Planeje o trajeto: Sempre que sair de casa, seja de férias ou mesmo para a rotina diária, é importante planejar o percurso – isso fará você poupar tempo e economizar. Ao sair de férias, faça uma rota, verificando os postos de abastecimento e restaurantes no seu trajeto. É indicado que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os desconfortos da fadiga.

4) Mantenha os pneus bem calibrados:  Como foi dito anteriormente, verifique a calibragem dos pneus e estepe, para evitar problemas e garantir a economia e segurança nas suas férias Os pneus devem calibrados ainda frios, sendo indicado que pare no posto mais próximo da sua casa. Faça os reparos necessários antes de viajar.

Dicas para checar seu carro

5) Conheça os procedimentos de segurança:  Verifique todos os itens de segurança necessários e faça reparos se precisar. Tenha sempre em dia os itens obrigatórios. Verifique a validade dos extintores e mantenha sempre à mão itens como triangulo de segurança e ferramentas. Esteja em dia com os fluídos.

6) Respeite os limites de velocidade: Muitos acidentes no Brasil ocorrem por imprudência quanto aos limites de velocidade. Respeite sempre os limites indicados pelas placas e em tempo chuvoso, faça a tirada de pé do acelerador dos trechos mais complicados.

7) Mantenha distância do veículo à frente: Mantenha pelo menos três segundos de distância do veículo da frente ou mais, para evitar acidentes e dor de cabeça em suas férias.

8)  Não faça ultrapassagens arriscadas: Garanta a sua segurança e a de sua família sempre respeitando os demais veículos e sem se arriscar em ultrapassagens arriscadas. Só ultrapasse quando há condições e se realmente for preciso.

Veja também: Como perder definitivamente o medo de dirigir – Saiba mais!

Gostou da matéria? Vai sair de férias de carro? Deixe um comentário?