F-150 – A Picape mais vendida do Mundo agora no Brasil
A Ford F-150 desembarcou finalmente no Brasil. A picape mais vendida do mundo que já está em sua 14.a geração chega toda renovada e com muito conforto, espaço e tecnologia.
Lembrando que a F-150 é oficialmente importada pela Ford do Brasil.
Duas versões fazem parte do portfólio da Ford:
A versão Platinum que possui um acabamento mais refinado e conta com mais equipamentos e detalhes muito interessantes;
E a versão Lariat FX4 com uma pegada um pouco mais esportiva, porém com menos equipamentos de série.
Ambas contam com um motor robusto, um V8 Motor Coyote 5.0L, Gasolina, com 405 Cvs de potência, da mesma família que equipa o Ford Mustang, porém obviamente com muitos diferenciais na sua configuração por se tratar de uma picape full size com objetivos bem diferentes de um superesportivo.
F-150 – A Picape mais vendida do Mundo agora no Brasil
A F-150 vem um o sistema de transmissão automática contendo 10 marchas.
Aqui já vale a pena comentar sobre alguns números de aceleração.
Acesse o Guia Inédito do Carro Usado
Esse gigante acelera de 0 a 100 em 7.1 segundos, números bem próximos de carros esportivos.
Por falar em gigante, a F150 possui 5,88 metros de comprimento, 2,43 metros de largura (com espelho aberto) e 3,69 de entre eixos. Haja espaço na garagem para caber esse “caminhão”.
A picape possui um sistema de tração 4×4 automático muito interessante com um sistema de gestão inteligente que facilita muito a vida do motorista. Além disso conta com mais 2 configurações com o 4×4 normal e o 4×4 reduzido selecionado pelo próprio motorista.
As rodas são de 20 polegadas cromadas na versão Platinum e escurecidas na versão Lariat FX4.
A suspensão é bem firme, mas muito confortável e estável graças ao sistema “double wishbone“.
Na parte traseira a suspensão é convencional de eixo rígido, com sistema de feixe de molas que garante maior durabilidade.
Detalhes da F-150 Versão Platinum
A F-150 Platinum vem equipada com um sistema de estribo automático que auxilia a entrada na picape. O Estribo se estende e recolhe automaticamente e permite configurações para manter sempre aberto ou sempre fechado de acordo com a intenção do motorista.
Esse recurso auxilia bastante principalmente para pessoas de menor estatura.
A versão Platinum conta também com um aplique cromado exclusivo na caçamba, que não está disponível na versão Lariat.
Conta também com um console central com superfície de apoio, onde ao apertar um botão a alavanca do câmbio é rebatida para frente, resultando em um excelente espaço para trabalho podendo ser colocado um Laptop com tomadas de carregamento disponíveis em 110 ou 12 volts.
F-150 Exterior e Caçamba
Muita praticidade na caçamba com sua abertura automática através da chave de telecomando tanto para abrir como fechar o porta-malas.
Muito bacana também é o degrau de acesso retrátil para subir na caçamba do veículo.
Tudo foi muito bem pensado na F-150, como também as réguas para medições, ganchos de amarração e iluminação em LED, além de uma tomada de 110 volts.
O protetor de caçamba já vem de série com uma pintura especial de poliuréia que aumenta a proteção contra riscos.
Consumo F-150 no Brasil
Com um motor V8 com tanta potência e tamanho é imprescindível um sistema de gestão para economizar combustível.
A F150 conta com a desativação de cilindros, de forma “dois a dois” transformando o veículo em um motor de 4 cilindros, gerando redução de ruido e melhora no consumo de combustível.
As médias divulgadas pela Ford, são de 6,3 Km por litro no trânsito urbano e 8,6 km/l na estrada.
O reservatório de combustível da F150 é de 136 litros de capacidade de Gasolina, gerando uma autonomia para rodar mais de 1.000 kms.
Conforto
A picape possui banco elétricos de 10 regulagens e 3 memórias para o motorista, já para o passageiro são oito tipos de regulagens.
A coluna de direção também possui ajuste elétrico.
Numa Picape desse tamanho uma dúvida muito frequente é se uma pessoa de menor estatura consegue dirigir esse verdadeiro “monstro” sobre rodas.
Mas a Ford pensou até nisso. O motorista pode utilizar neste caso o ajuste da altura dos pedais para encontrar a posição mais favorável e confortável para dirigir.
Os Porta objetos são sensacionais de diversos tamanhos e configurações contando com plugs de carregamento de celular presentes em diversos pontos na parte interna.
O Porta objetos do descansa braços por exemplo você tem a opção de tranca-lo com uma chave.
Já deu para perceber pelas imagens que se trata de uma picape que esbanja luxo e conforto em todos os detalhes.
Bancos em couro por exemplo de altíssima qualidade e micro perfurados além do teto solar panorâmico.
Ar condicionado digital e automático e Dualzone com ventilação e aquecimento em três níveis diferentes.
Sistema de Som e Multimidia – F-150
Muitas novidades no Sync 4, nova geração da central multimidia da Ford com vários modos de câmera de 360 graus que auxilia inclusive no assistente de reboque inteligente da F-150.
O sistema de som da picape é o fabricado pela Bang & Olufsen.
Na versão Platinum ele conta com 18 Alto-falantes, já na versão Lariat FX4 vem com apenas 8 Alto-Falantes.
Pontos interessantes sobre a Estrutura da F-150
Vale destacar alguns pontos dos componentes utilizados na construção desta picape.
A caçamba por exemplo foi desenvolvida 100% em alumínio. A parte superior de cabine e capô com ligas de aluminio e aço de especificação militar.
Já o Chassis composto de 100% em aço, por causa da sua capacidade de reboque que é de 3.515 kg.
Esse conceito misto de alumínio e aço faz com que esta picape ganhe em
economia de combustível, melhora de performance e melhor capacidade de reboque.
Capacidade de Carga nas versões Platinun e Lariat
Começando pela Lariat são 728 Kg, já na Platinun um pouco menos, com 681 kg.
Essa diferença a menor da Platinum fica por conta das questões de acessórios adicionais a mais nesta versão que tornam o veículo mais pesado.
Capacidade volumétrica de ambas e é de quanto 1370 litros.
Sistema de Reboque Pró Trailer da F-150
Essa Picape tem um negócio muito diferente patenteado e exclusivo da Ford, que é o sistema “pró trailer”.
Esse sistema foi desenvolvido para facilitar a vida do usuário no momento do engate da picape no trailer.
Por dentro do carro utilizando o sistema Sync você consegue conectar a caminhonete no trailer fazendo o engate de forma perfeita.
Após esse engate sendo realizado, seguindo a orientação do sistema Sync 4 e fazendo algumas manobras você vai conseguir fazer todo o setup do trailer conectado na caminhonete, de forma a ter todo o sistema de estabilidade, tração e frenagem, tudo conectado.
A Picape aprende que tem um trailer, o tamanho do trailer e te ajuda a dirigir de forma mais fácil e segura.
Tecnologia no sistema de condução assistida
A F-150 chega com um sistema de assistência a condução mais sofisticado disponível no mercado brasileiro, então vamos destacar alguns pontos principais:
- Alerta de colisão frontal Assistente Autônomo de frenagem (com detecção de pedestres)
- Câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate
- Piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralização em faixa
- Sistema de monitoramento de ponto cego com (BLIS) cobertura de reboque
- Assistente de manobras evasivas
- Assistente em cruzamentos com sistema de Frenagem Autônoma
- Alerta de Permanência em Faixa
- Sistema de permanência em faixa
Preços da F-150 no Brasil
A Versão Lariat FX4 chega ao mercado no valor de R$ 479.990 mil já a Versão Top de Linha Platinum custa R$ 509.990 mil.
E para finalizar, apesar do preço elevado e acima de seu concorrente direto a Dodge Ram , a F-150 tem tudo para se tornar uma referência dentro do segmento de picapes full size.
E lembrando que somente motoristas com CNH categoria B podem conduzir esta picape.
Espero que você tenha gostado deste artigo e confira mais imagens no vídeo abaixo :
Grande abraço
Rogério Galvão