Não compre carro usado com câmbio automático sem antes ler isso!

Câmbio Automatico: Não compre carro usado sem antes ler isso! 

  Ao comprar um carro com câmbio automático, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma boa compra e evitar problemas futuros.  

Como Comprar Carro Usado com Câmbio Automático?

Segue abaixo 7 tópicos interessantes com cuidados que você deve ter na hora de comprar um carro usado com sistema de transmissão automática: 

Não compre um carro usado com câmbio automático sem antes ler isso!

  1. Verifique se há vazamentos de óleo no sistema do câmbio automático. Isso pode ser um sinal de que o carro não recebeu a manutenção adequada.

Para localizar esse tipo de vazamento, o ideal seria levantar o veículo, mas se isso não for possível você terá de se abaixar e iluminar com seu celular ou uma lanterna, para verificar se há vestígios de “pingos de óleo” no chão na região onde fica localizado o câmbio automático. 

Não compre um carro usado com câmbio automático sem antes ler isso!

Geralmente, o câmbio automático fica localizado abaixo do console central, entre os bancos dianteiros do carro. No entanto, dependendo do modelo do veículo, ele pode estar localizado em outras posições, como na coluna de direção ou na transmissão do eixo traseiro. 

2. Peça para o vendedor do carro para que ele deixe você fazer um teste de rodagem no veículo para conferir se as marchas do veículo estão passando suavemente e sem trancos. Se houver trancos, pode ser sinal de problemas sérios no câmbio.

3. Perceba se o veículo apresenta oscilações ou perda de potência durante a troca das marchas. Isso pode ser sinal de problemas no conversor de torque ou no sistema de transmissão e para corrigir este tipo de problema custará um bom dinheiro.

4. Verifique como está funcionado o “kickdown“:  Carros automáticos possuem um recurso chamado “kickdown”, que é ativado quando o motorista pisa fundo no acelerador, fazendo com que a caixa de câmbio reduza uma ou mais marchas para fornecer mais força e velocidade ao carro. Por isso é importante ao testar o veículo fazer a simulação nestas condições para verificar o comportamento do sistema.

cambio automatico como comprar

5. Se o veículo possuir o sistema de “aletas” de trocas manuais atrás do volante, ou mesmo no próprio comando de marchas, verifique se nesse sistema manual o engate e as trocas de marchas estão ocorrendo normalmente e sem trancos

6. Verifique se há histórico de manutenção do câmbio automático, incluindo trocas de óleo e filtros. É importante que essas manutenções sejam feitas regularmente para garantir o bom funcionamento do câmbio. Em média um câmbio automático deve realizar trocas de óleos com 60 mil Kms rodados. (confira a quilometragem correta no manual do veículo).

7. Verifique se há luzes de advertência no painel do carro.

 

Isso poderá ser verificado ao ligar o veículo. Olhe atentamente no painel do carro se alguma luz de advertência permanece acesa depois da partida do motor. Aproveite e já verifique também se luzes de airbag e abs permanecem acesas. Luzes contínuas acesas no painel podem indicar sérias anomalias  nos sistemas de câmbio, airbag e abs. 

 Confira no vídeo abaixo um vídeo completo que fizemos com um mecânico especialista em transmissões automáticas. Vale a pena conferir !

por Rogério Galvão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.