Multas de Trânsito e Recursos de Multas disparam no Brasil
Situação muito difícil para o condutor !!
Não bastasse a quantidade de impostos que recaem sobre os automóveis que nos deixa sempre nas primeiras posições dos carros novos mais caros do mundo, e claro nossos combustíveis de qualidade duvidosa e entre os mais caros do planeta agora caminhamos também para o país que mais se aplicam multas de trânsito no mundo.
Nos últimos anos a maioria das capitais do Brasil aumentaram o cerco na fiscalização e o resultado pesa e muito no bolso já apertado do brasileiro.
Sem querer defender os infratores de trânsito, que claro devem ser punidos de acordo com a gravidade da infração, mas muitas vezes o que nos deixa demasiadamente indignados são as armadilhas da fiscalização que tem como o único objetivo encher os cofres públicos para esvazia-los na maioria das vezes dos ralos da corrupção.
As famosas “pegadinhas” para autuar o cidadão estão presentes em velocidades demasiadamente baixas, alterações de velocidades nas vias , radares posicionados estrategicamente escondidos, e nas rodovias com radares móveis cada vez menores e “bem” situados em descidas (para não dar tempo de reduzir) e pasmem agora com agentes de trânsito disfarçados com carros de passeios sem identificação que muitas vezes ficam parados nos acostamentos das rodovias , com pisca-alerta ligado , mas com o radar em mãos para pegar os motoristas desavisados.
Só no primeiro trimestre de 2016 , na cidade de São Paulo (Campeã absoluta de multas) as multas por radares subiram em torno de 90% em comparação ao período anterior.
Em média em São Paulo – Capital , 1 nova multa de trânsito é aplicada a cada 3 segundos , no RJ esse número e de 1 nova multa de trânsito a cada 8 segundos .
Em Porto Alegre o primeiro semestre de 2016 também registrou aumento de autuações com 128 mil multas de trânsito um aumento de 12% em relação ao período anterior.
O jeito é procurar seguir a risca as normas de trânsito, e procurar mudar alguns hábitos para que não sofram com as penalidades já que o aumento de suspensões e cassações nas CNH também disparam nos últimos anos.
Recomendo sempre recorrer das autuações de trânsito recebidas. MESMO QUE SEJA APARENTEMENTE INCONTESTÁVEL COM FOTO E TUDO MAIS….Isso porque muitas delas podem apresentar erros tanto de preenchimento ou aplicação jurídica errada.
Por isso verifique muito bem a autuação antes de indicar o condutor ou paga-la .
Recorra com um advogado especializado no assunto, despachante ou por conta própria .
Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !
abs
Rogerio Galvao