fbpx
Documentação Geral Serviços Detran

Renovar a carteira de habilitação, novas normas, procedimentos, dicas e muito mais!

O assunto acerca de como renovar carteira de habilitação ganhou bastante destaque nos últimos tempos, principalmente por conta das exigências que foram divulgadas por parte do ministério!

Até então já havia sido confirmado de que a nova regra para renovação da CNH exigiria curso e também a realização de uma prova – tal regra deveria entrar em vigor já em junho de 2018!

A polêmica sobre essa orientação foi enorme, e a discussão acabou ganhando destaque em muitos meios de comunicação de massa.

Mas, recentemente o Governo resolveu voltar atrás de sua decisão – segundo o ministério a revogação se deu por um motivo simples: o de não afetar a vida de quem depende da renovação da carteira!

 

renovar carteira de habilitação – o que muda e o que permanece? Tire suas dúvidas agora mesmo!

Recentemente o Ministério das Cidades resolveu revogar a norma que mudaria as regras referentes à renovação da CNH no país!

De acordo com o que foi abordado pela pasta o intuito de tal revogação se dá pelo fato de não se alterar a vida dos cidadãos que precisarão realizar a renovação do documento – ou seja, reduzir os custos e tornar a vida do brasileiro um pouco mais fácil!

Renovar a carteira de habilitação

Diante de tudo que vem acontecendo no país nos últimos tempos, a noticia acabou se tornando uma espécie de alivio!

Se a nova regra fosse mantida, sua previsão de entrada seria a partir do dia 5 de junho e a partir daí os motoristas precisariam realizar um curso teórico e depois uma prova, bem como realizar o exame médico (que ainda é obrigatório).

A regra ainda estabelecia que os motoristas que fossem tirar a CNH pela primeira vez precisariam fazer duas balizas. E a carteira de moto também passaria a exigir exames feitos nas ruas!

A revogação foi confirmada no ultimo dia 19 de março por meio de uma nota de esclarecimento por determinação do Ministro das Cidade, Alexandre Baldy.

Com a revogação, as regras anteriores são mantidas! Confira quais são elas!

Como dito anteriormente, as novas regras que seriam colocadas em ação a partir do dia 5 de junho foram revogadas e por isso os motoristas deverão continuar se baseando nas regras que já estavam em vigor!

Para eliminar qualquer dúvida ou conflito de informações, é válido salientar como deve ser feito o processo de renovação da carteira de motorista. Confira:

  • Primeiramente separe a sua CNH original ou RG originais e também uma cópia, comprovante de residência (com prazo de no máximo 3 meses) e uma cópia também desse comprovante.
  • Acesso o site do Detran e faça o agendamento – clique aqui! Emita o protocolo de agendamento e vá no dia e hora marcada com todos os documentos destacados acima!
  • Ao chegar no Detran você também deverá ser encaminhado para a realização do exame médico em uma clinica credenciada
  • Depois, será necessário realizar o pagamento da taxa de renovação da CNH – faça isso nos bancos credenciados.
  • Feito isso, retorne à unidade de atendimento com o resultado do seu exame médico em mãos e também com o comprovante de pagamento para poder finalizar todo o procedimento.
  • Por fim, você deverá retirar a sua nova habilitação junto ao local que você solicitou previamente dentro do prazo que lhe foi informado – em geral, a media de tempo é de 7 dias úteis.
  • Você também poderá aguardar o recebimento no seu endereço cadastrado – isso somente é possível caso o Detran de sua cidade adote tal procedimento!

É importante salientar que todo o passo a passo descriminado acima também é válido para pessoas que exerçam atividades remuneradas de transporte de bens ou pessoas!

renovar carteira cnh

A única diferença é que esses profissionais deverão também realizar um exame psicotécnico e toxicológico (para habilitação das categorias C, D e E).

Ambos os resultados devem ser apresentados no retorno ao atendimento junto com o comprovante de pagamento da taxa e exame médico.

 Quando custa a renovação da CNH?

A renovação da CNH requer uma taxa de 79,25 reais, mas esse não é o único valor a ser pago!

O motorista que for renovar sua carteira ainda deve pagar o exame médico – 64 reais!

O total da renovação, portanto é de R$ 143,25! (valores de março de 2018)

Em casos de mudança de endereço ou outras localidades, é importante consultar previamente o atendimento do Ciretran ou Detran!

Agora que você já sabe como é feito o processo para renovar carteira de habilitação e mais detalhes sobre a revogação das novas regras, aproveite para compartilhar essas informações com outras pessoas!

Consulte aqui a Tabela Fipe o valor de seu carro usado Unico Dono !

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Publicidade 2