Acessórios Automotivos Carros Novos Carros usados Manutenção de Carros

Chip de potência, chipar o carro, reprogramação eletrônica

Chip de potência, chipar o carro, reprogramação eletrônica

A reprogramação eletrônica ou colocar um chip de potência – chipar o carro – no seu veículo é um procedimento que tem sido cada vez mais procurado pelos motoristas que gostam de velocidade, para aumentar a potência de seus carros.

Neste artigo, você vai conhecer o que é a reprogramação eletrônica e os pós e os contras de realizar esse procedimento no seu veículo. Confira.

chip de potencia

No que consiste a reprogramação eletrônica

O processo de reprogramação eletrônica ou de chipagem do veículo consiste em realizar uma reprogramação no módulo da injeção eletrônica do carro, para que assim o veículo ganhe mais potência e torque.

De forma geral, o módulo de injeção eletrônica de um veículo se localiza no cofre do motor, embora essa localização possa variar, dependendo do modelo e da marca do carro.

Para chegar até o módulo, e proceder a reprogramação eletrônica de carros, são utilizados, normalmente, cabos conectados a um programa de computador.

Para realizar o processo de chipagem, além de conhecimentos em mecânica automotiva, é necessário que o modificador entenda de programação, já que qualquer modificação realizada nesta parte do veículo, pode ter reflexos no câmbio, nos freios e na aceleração do carro.

Esse processo é feito para que o carro ganhe potência, sem que seja necessário fazer nenhuma alteração no motor do veículo.

O aumento da potência é realizado através da central eletrônica do carro, e podem gerar tanto benefícios quanto prejuízos ao veículo.

chip de potencia reprogramação eletronica

Diferença entre reprogramação eletrônica e chipar o carro

 Embora o objetivo seja o mesmo, e o procedimento seja parecido, a reprogramação eletrônica e a chipagem do carro são processos um pouco diferentes.

A chipagem é realizada com a inserção de um chip de potência que é capaz de alterar o chip original, mudando a configuração, e fazendo com que o carro alcance uma potência maior.

Já a reprogramação eletrônica é realizada através da alteração e otimização das configurações do funcionamento do motor do carro, geralmente denominadas de injeção de combustível e pressão de turbo.

O procedimento é realizado de forma a proceder a alteração dos mapas gravados na EPROM do controle eletrônico do veículo.

Quais os prós e contras de colocar um chip de potência ou fazer uma reprogramação eletrônica no seu carro?

Realizar a reprogramação eletrônica ou a chipagem do seu veículo é um procedimento que pode trazer vantagens e desvantagens para você.

Realizando o processo, o carro ganha mais potência e velocidade, permitindo uma maior aceleração do veículo, dando ao motorista a possibilidade de correr mais na direção do carro.

No seu dia-a-dia, você poderá dirigir seu carro normalmente, mas nos momentos em que quiser desfrutar de mais potência, ela estará ao seu alcance.

chip de potencia reprogramação eletronica

É possível chegar a quase o dobro da potência original do carro.

Entretanto, como o veículo não foi projetado para atingir velocidades tão altas, a direção pode se tornar instável, e os pneus não suportarem tanta força.

Além, é preciso ter cuidado, porque qualquer erro durante a reprogramação do veículo, pode causar imensos prejuízos, afetando a durabilidade do veículo, e fazendo com que o carro consuma mais combustível e emita mais gases poluentes que o permitido por lei.

Outro ponto que merece ser mencionado é que garantia do veículo será perdida se o procedimento for realizado, por isso, quem deseja fazer a reprogramação ou a chipagem do seu veículo, deve levar isso em consideração.

chip de potencia reprogramação eletronica

Neste artigo você aprendeu o que é a reprogramação eletrônica ou chipagem do carro, bem como os prós e contras de realizar esse procedimento no seu veículo.

Para mais dicas sobre automóveis, e as notícias mais quentes sobre o mundo automotivo, continue conosco

Blog.unicodono.com.br

Recomendados

Inscreva-se Para Receber Nossas Novidades Automotivas

E-mail:

Siga-nos no Facebook

Auto Shopping Cristal