Macaco hidráulico – Aprenda a maneira correta de utilizar!

Macaco hidráulico – Aprenda a maneira correta de utilizar!

O macaco hidráulico é um objeto usado para levantar veículos e é muito importante ter esse equipamento no carro. Para quem dirige há um tempo, o item não é desconhecido.

Costuma ser muito usado durante a troca de pneu de veículos e os motoristas podem encontrá-lo em diversos tipos e tamanhos. O fato é que o automóvel precisa de alguns itens para que o motorista possa conduzi-lo com segurança.

Macaco hidráulico - Aprenda a maneira correta de utilizar!

Quando se fala em automóveis, automaticamente pensamos em algumas obrigações que os condutores precisam ter em relação ao carro em si. Por exemplo, é muito importante que ele esteja com a documentação em dia.

Outra questão é quanto ao funcionamento, e para garanti-lo é necessário fazer as revisões no período certo. Mas dentre tantas necessidades que um carro apresenta, o macaco costuma ser um item esquecido pela maioria.

Só que diante de algumas situações corriqueiras, como a necessidade de trocar um pneu na rua, a presença dele é indispensável. Se você tem alguma dúvida sobre o macaco hidráulico, não deixe de ler este artigo.

Vamos falar um pouco sobre a importância de tê-lo dentro da mala do carro ele está um passo a passo para mostrar como ele deve ser usado.

Importância do macaco hidráulico no carro

Existem diversas razões pelas quais o motorista deve carregar um macaco automotivo dentro do carro, independentemente das condições do veículo.

Em primeiro lugar, estamos falando de um equipamento extremamente prático. Ele é muito simples de usar e é muito útil para quem pretende viajar para locais muito distantes. Por isso, deixe sempre um macaco dentro do carro.

As responsabilidades do motorista são muitas, como providenciar a renovação simplificada cnh, para não dirigir com o documento vencido.

Da mesma forma, contar com um equipamento que vai te ajudar em diversos momentos é fundamental. O motorista consegue economizar tempo, pois consegue levantar o veículo rapidamente.

Caso precise alcançar uma parte específica do carro e não puder perder tempo, vai precisar de um macaco automotivo, caso contrário, a tarefa será impossível, a não ser que o carro seja levado para uma oficina mecânica.

De forma geral, esse item é usado para trocar o pneu rapidamente, em casos de danos, como furos.

Trata-se de um equipamento que consegue desempenhar atividades simples e de maneira muito segura. Existem diferentes tipos de macacos, como veremos mais adiante, mas todos eles podem ajudar a levantar veículos com facilidade.

Com a ajuda desse produto, o motorista troca os pneus rapidamente, com segurança e estabilidade. Você precisa realizar reparos, é fundamental assegurar que tudo seja feito de maneira segura e a melhor opção neste caso é o macaco automotivo.

É claro que o mecânico ajuda a cuidar de outras questões mais importantes, como manutenção de injeção eletrônica multiponto. Mas o motorista precisa desse item para poupar tempo e garantir o pleno funcionamento do veículo.

Só que antes de comprar um macaco hidráulico, é fundamental escolher um modelo compatível com o tamanho e o peso do carro, e, para isso, nada melhor do que conhecer os tipos que você pode encontrar no mercado.

Tipos de macaco hidráulico automotivo mais conhecidos

Como falamos, é possível encontrar diferentes tipos de macaco automotivo, e dentre os mais comuns estão:

Macaco mecânico de coluna

Quem dirige veículos pesados precisa do macaco de coluna, que também pode ser encontrado pelo nome de hi lift. Esse item é muito mais forte e usado para arrastar ou levantar veículos grandes para fora de obstáculos.

Qualquer motorista que pretenda viajar em estradas lamacentas precisa providenciar esse modelo, e assim como todos os outros, também serve para trocar pneu.

Macaco Jacaré portátil

O macaco jacaré portátil é a opção mais robusta e possui uma maleta para facilitar o seu transporte. A frota de veículos de um fabricante de disco de corte pequeno pode contar com essa opção para trocar pneus com mais agilidade e pouco esforço.

É muito mais fácil movimentar o carro por conta das rodas, além de possuir um mecanismo de alavanca que ajuda a levantar os veículos, tendo capacidade para suportar até 2 toneladas.

Macaco tipo sanfona

Por fim, existe um macaco automotivo tipo sanfona, que é bem fácil de manusear e carregar, além de ser leve e pequeno.

Possui um mecanismo de tesoura para levantar os veículos, com mais facilidade e delicadeza, sendo apropriado para situações de emergência, como pneu furado.

Como utilizar o macaco

Agora que você já sabe qual é a importância de ter este item sempre dentro do carro, vamos mostrar como utilizá-lo com facilidade.

Em primeiro lugar, encontre um lugar seguro para estacionar seu veículo, evitando locais, como:

  • Avenidas;
  • Cruzamentos;
  • Estradas sem acostamento;
  • Locais isolados.

O ideal é estacionar em um posto de gasolina ou no acostamento, pois além de trazer mais segurança, te ajuda a preservar as rodas cromadas aro 18. Caso esteja em um local mais difícil de estacionar, não se esqueça de ligar o pisca-alerta.

Mantenha o freio de mão puxado enquanto estiver trocando o pneu. Depois, coloque um objeto pesado, como no caso de tijolos ou uma pedra atrás e na frente da roda do carro.

Pegue o estepe e o macaco e posicione o macaco na lataria do veículo ao lado do pneu que pretende trocar. O item precisa ser perfeitamente encaixado na canaleta, que nada mais é do que uma parte metálica projetada para receber esse item.

Na maioria dos carros, a parte de baixo costuma ser feita de plástico, e se você não colocar o macaco no lugar certo, o plástico pode se romper enquanto o veículo é elevado.

Assim como existe a demarcação de vaga de estacionamento, no caso dos veículos modernos existe uma pequena marca, que pode ser uma seta apontando para baixo, logo atrás da roda dianteira ou à frente da roda traseira, indicando onde encaixar o macaco.

Por outro lado, no caso de carros e caminhões antigos, o item pode ser apoiado em uma viga da carroceria um pouco atrás da roda dianteira ou um pouco à frente da roda traseira.

Levante o macaco até que ele esteja totalmente apoiando o carro e assim que o veículo estiver firmemente apoiado, garanta que o item está perpendicular ao chão.

Feito isso, você pode retirar a calota e afrouxar os parafusos, girando a chave de roda em sentido anti-horário. É recomendável não os desprender totalmente e manter o pneu em contato com o chão facilita a retirada da calota.

Assim como existem ferramentas apropriadas para automatização de portão pivotante, o veículo já vem de fábrica com uma chave de roda em cruz padrão e ela nunca deve sair do porta-malas do veículo.

Utilize o macaco para levantar o pneu um pouco mais, pois o carro precisa ficar a uma distância do solo que permita retirar totalmente o pneu murcho e encaixar o estepe.

Enquanto estiver suspendendo o veículo, verifique se ele está estável, e caso apresente algum sinal de instabilidade, é muito importante descer um macaco e corrigir o problema.

Se estiver tudo certo, pode remover os parafusos totalmente, girando em sentido anti-horário até que seja possível removê-los. Então retire o pneu furado e posicione-o embaixo do veículo, pois isso evita acidentes.

Quem mora em condomínio e já passou por sorteio de vagas de garagem, pode realizar esse procedimento em sua vaga sem problemas.

Às vezes, pode ser difícil remover o pneu por conta da ferrugem. Caso isso aconteça, utilize uma marreta de borracha na traseira. Se não tiver esse tipo de ferramenta, pode usar o estepe para bater na parte externa do pneu.

Então, chegou o momento de encaixar o estepe no eixo. Para isso, deixe o aro do estepe alinhado às cavidades dos parafusos e encaixe-os novamente.

O pneu deve ser instalado do lado correto, portanto, veja se não está de trás para frente. Às vezes, os pneus são presos ao cubo por meio de pinos roscados e porcas.

Essas peças podem confundir o usuário, principalmente quem nunca trocou um pneu antes. Então aperte os parafusos com a mão até onde puder e após isso, utilize a chave de roda para finalizar.

Abaixe o carro, remova o macaco e guarde todos os itens que utilizou no porta malas, inclusive o pneu antigo, que deve ser levado ao borracheiro.

Considerações finais

O macaco é um item importante para qualquer motorista que queira estar sempre preparado para qualquer eventualidade, e assim cuidar de assuntos importantes do dia a dia, como compra de estrutura metálica aparente.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre este item tão importante e tudo o que ele pode fazer por você no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.