fbpx
Geral

Carro blindado vale a pena?

Carro blindado vale a pena?

Os carros blindados são opções procuradas por pessoas que buscam por mais proteção, principalmente em cidades mais perigosas.

Hoje, existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço, mas antes de contratar uma delas é preciso entender as vantagens na blindagem de um veículo, os tipos disponíveis e os seus níveis.

Então para ajudar você com isso separamos esse artigo com algumas informações importantes sobre blindagem de carro. Portanto, continue acompanhando esse texto para saber mais informações.

Carro blindado vale a pena?

O que são carros blindados?

Um carro blindado é aquele que recebe alguns materiais especiais no veículo como as camadas de aço, mantas especiais e vidros blindados com o objetivo de te proteger de pedras, pauladas e principalmente armas de fogo(revolveres, pistolas, espingardas e até metralhadoras dependendo no nível da blindagem).

Hoje, existem diversas empresas neste segmento que oferecem esse tipo de serviço, permitindo que você transforme um carro comum em blindado.

No entanto, apesar da blindagem ser possível em qualquer tipo de carro,  é preciso saber avaliar as caracteristicas do  veículo e o nível de blindagem desejado antes de decidir se vai blindá-lo ou não.

Carro blindado vale a pena? Qual é a importância na blindagem de um carro?

A blindagem de um carro tem importância porque ela possibilita mais segurança para você e sua família.

Infelizmente, conforme citamos, existem diversas cidades principalmente as grandes capitais que com o aumento da violência acaba colocando muitas vidas em risco.

Exatamente por causa disso que os serviços de blindagem estão mais comuns para carros de pequeno porte como os  Hb20, Honda Fit, Ônix entre outros.

E isso acontece porque esses veículos estão sendo utilizados na blindagem até mesmo por pessoas que tem possibilidade de comprar veículos mais caros mas preferem não chamar tanta atenção ou mesmo pelos motoristas que precisam levar as crianças até a escola em um carro que rode mais “despercebido”.

Por isso, caso você more em uma das grandes capitais do país, a blindagem sem via das dúvidas é uma boa alternativa.

Assim você poderá se deslocar com muito mais segurança e proteger a sua família.

Qual é o nível de blindagem mais utilizado e o que ela suporta?

Existem 5 níveis de blindagem, mas o mais utilizado hoje no Brasil é o 3-A, pois ele possui um custo-benefício muito melhor.

O nível 3-A tem a capacidade de suportar revólveres e pistolas automáticas de mãos, espingarda mas esse tipo de blindagem não suporta tiros de fuzil .

Fique bem claro que o nível 3-A não possui a capacidade de suportar tiros de metralhadoras, pois na verdade, somente veículos com blindagens especiais conseguem suportar.

Apesar disso, este nível 3-A ainda é a melhor opção, pois esses tipos de armas como metralhadoras são difíceis de serem conduzidas por bandidos no meio do trânsito sem despertar muita atenção.

Carro blindado vale a pena? Quais os materias utilizados ?

A Blindagem do veículo é dividada em 2 partes: Opaca e Transparente.

A parte opaca da blindagem é realizada nas partes internas do veículo, com exceção dos vidros.

Na opaca os veículos recebem proteção de aço e manta aramida no teto, porta-malas, pilares e portas entre outros.

Já na parte transparente, os vidros originais do veículo são retirados para que seja possível instalar os vidros blindados e com policarbonato para dar maior proteção.

Por isso a importância de saber escolher uma boa empresa de blindagem.

Blindagem é coisa muito séria e deve ser realizado somente por empresas com profissionais altamente capacitados.

Quais são as vantagens e desvantagens em blindar um veículo?

Realizar uma blindagem em um carro tem as suas vantagens e desvantagens  por isso é interessante avalia-las antes de tomar uma decisão.

Vantagens

  • A primeira vantagem é sem dúvidas a segurança, pois uma pessoa que dirige um veículo blindado, fica segura de vandalismos, ataques de armas de fogo e roubos.
  • Outra vantagem é que, em casos de tentativa de roubo ou vandalismo, a blindagem protege o veículo diminuindo o estrago na lataria e consequentemente o custo para conserto.
  • Além disso, há alguns anos, a blindagem de um carro deixava o veículo extremamente pesado, o que era um fator bastante negativo para essa tomada de decisão. Mas hoje, já existem materiais muito mais leve, sendo assim uma outra vantagem.

Desvantagens

  • A primeira desvantagem do carro blindado é o seu custo, que apesar de ter diminuído de alguns anos para cá, ainda assim é um valor elevado e inacessível para a grande maioria das pessoas.
  • Depois que esse serviço é feito o veículo fica um pouco mais pesado, diminuindo seu desempenho e aumentando o consumo de combustível. Por isso, se você optar por esse serviço é preciso levar em consideração os gastos mensais.
  • Do mesmo modo que o gasto do combustível aumenta, a manutenção do automóvel também. No Geral você irá gastar mais com despesas com freios e suspensão.
  • Na hora de revender, o valor investido na blindagem não será ressarcido e a rapidez da venda do carro blindado não é a mesma do que um carro sem blindagem. De qualquer forma o mercado de blindados usados também tem se mantido aquecido nos últimos anos.

Qual o valor para blindar um carro ?

Obviamente que o valor para blindar um carro no nível 3-A  varia de modelo para modelo; e de empresa para empresa por isso é muito válido você pesquisar nas principais blindadoras quais são os preços conforme o seu tipo de carro.

Mas em média que pesquisamos para um carro sedan em março de 2021 para o nível 3-a está em torno de R$ 58.000.

Qual o peso de uma blindagem ?

Carro blindado vale a pena?

Conforme citamos, a blindagem em veículos fazia com que os carros ficassem bastante pesados, mas felizmente, hoje já existem materiais que reduzem significativamente o seu peso.

Há alguns anos uma blindagem fazia com que o veículo pesasse mais de 500 quilos, mas agora, um carro blindado sofre um aumento médio de 180 quilos.

Quais as melhores blindadoras ? Veja matéria – CLIQUE AQUI

Isso acontece porque a blindagem utiliza aço apenas nas colunas e pontos estratégicos do veículo, enquanto o resto do carro possui somente uma manta à prova de bala, fazendo com que o peso diminua significativamente.

Além disso, os vidros blindados Graffeno, por exemplo, são produtos que possuem átomos de carbono, que por sua vez são mais finos e leves, tornando a experiência de quem utiliza o veículo mais interessante.

O que fazer para blindar um veículo?

Para blindar um veículo é preciso que você procure uma empresa que ofereça esse tipo de serviço com qualidade.

Faça uma  pesquisa aprofundada sobre a empresa, para evitar contratar um serviço mal feito e que não garanta a sua segurança.

Além disso, antes de solicitar a blindagem tenha em mente que a Empresa de Blindagem tenha seu registro ativo no Ministério do Exército, se possue boa reputação no mercado e verifique a questão de pós-venda do veículo para que você não fique sofrendo na hora que precisar de um reparo, um ajuste ou um conserto maior em seu carro.

Seguindo todas essas recomendações você vai conseguir fazer uma contratação segura e evitar complicações.

Confira série abaixo com 6 vídeos falando tudo sobre blindagens :

Carros Blindados – Informações Importantes

 

Comentar

Clique aqui para deixar um comentario